Salesianos e Salesianas realizam Encontro Interinspetorial de Comunicação

Colaboradores de Comunicação e Marketing e departamentos que trabalham direta e indiretamente com a comunicação em escolas e obras sociais das inspetorias Santa Catarina de Sena, das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), e Nossa Senhora Auxiliadora, dos Salesianos de Dom Bosco (SDB), ambas do Estado de São Paulo, se reuniram na quarta-feira, 9 de março, no Colégio Santa Inês, na capital para participarem do Encontro Interinspetorial de Comunicação.

De acordo com a Delegada para a Comunicação Social da Inspetoria Santa Catarina de Sena, Ir. Maria de Lourdes Becker, o objetivo do encontro foi proporcionar um aprofundamento e reflexão sobre o projeto de comunicação que está sendo desenvolvido tanto nas escolas quanto nas obras sociais. “O estilo salesiano de educar requer conhecimento da cultura midiática e das novas plataformas onde os jovens se relacionam. Eles desejam ser sujeitos da comunicação”, afirmou.

O encontro, que durou o dia todo, foi iniciado com uma oração e uma dinâmica de integração conduzida pela Ir. Monaliza e na sequência, o Delegado Inspetorial para a Comunicação Social pelos SDB, Anderson Bueno, fez uma introdução sobre conceito e processo de comunicação e, em seguida, apresentou aspectos do Sistema Salesiano de Comunicação Social.

A Delegada para a Comunicação Social pelas FMA, Ir. Maria de Lourdes Becker abordou o Sistema Preventivo de Dom Bosco na perspectiva da comunicação, baseada no conteúdo do livro Culturas Juvenis na ótica da Educomunicação, publicação FMA/ECOSCBRASIL-EDB.

Após o almoço, Andréa Pereira, assessora de comunicação da Inspetoria Santa Catarina de Sena abordou o tema “Gerando conteúdos para Meios de Comunicação”, com informações estratégicas sobre públicos, conteúdo, linguagem e elaboração de notícias, que foi objeto de dois exercícios que resultaram na elaboração de parte dessa notícia.

O encontro foi primeiro envolvendo colaboradores das duas inspetorias (salesianos e salesianas) para tratar sobre a dimensão da Comunicação Social. Outras iniciativas tem sido realizadas em conjunto, especialmente no trabalho com a Pastoral Juvenil Salesiana.

Texto: Anderson Bueno com a colaboração de Pe. Claudio Motta, Débora Rodrigues, Diego Sampaio, Fatima Maria Ferrari, Gabriela Haeitmann, Juliana Martinatti, Luiz Fernando Miguel, Marcelo José Franco, Ir. Monaliza Machado, Ir. Iracema Schoeps, Patricia Moura, Roberta Serretiello, Josmari Pauletti Gonçalves, Nayara Delcorso, Juliana Agada  e S. Paulo Bastos / Fotos: Ir. Monaliza

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: