Salesianos Missionários – Pe. Tarcísio dos Santos – Estados Unidos

A Inspetoria Salesiana de São Paulo está presente também nos Estados Unidos, em Port Chester, Nova York, com um missionário, o Pe.Tarcísio dos Santos, que está servindo na Inspetoria de New Rochelle desde 2010.

A cidade possui quatro paróquias, sendo duas diocesanas e duas salesianas, mas passa por um processo de unificação que resultará em apenas uma paróquia salesiana, que receberá um novo nome, onde Pe. Tarcísio continuará atuando. Em seu relato ele fala sobre a intensidade do trabalho salesiano aos mais pobres, sobretudo imigrantes.

“Em Port Chester a presença salesiana e muito significativa pelos muitos programas de atendimento social. Todas as manhãs cerca de 150 pessoas aparecem em busca de trabalho e a Igreja oferece o café da manhã e almoço enquanto elas esperam por alguém que apareça em busca de mão de obras para trabalhar. São oferecidas aulas de inglês e informática gratuitas durante a semana e a assistente social da igreja recebe diariamente filas de pessoas com as mais variadas necessidades.

Há uma pastoral chamada “No pay no way” que vai atrás dos patrões que se negam a pagar seus trabalhadores por serem indocumentados, ou seja, por não possuírem documentos legais para permanência no país. Há distribuição de cestas básicas, roupas, calçados, móveis, fraldas e leite para bebês. O oratório atende as crianças e adolescentes com atividades de lazer como esportes, danças… A paróquia é trilingual, há missas em inglês, espanhol e português e há partir de julho haverão celebrações também em polonês”, relata Pe. Tarcisio.

“A comunidade brasileira tem um grupo no Whatsapp chamado Falazap. Ali se partilha tudo o que é de interesse comum: pedido e oferta de tudo o que se precisa ou tem para oferecer, especialmente de oportunidade de trabalho. Uma característica muito importante para servir nos Estados Unidos e ser poliglota”, conta.

Padre Tarcísio é frequentemente chamado para atender doentes nos nursing homes (clínicas de recuperação), nos hospitais das cidades vizinhas de Greenwich, White White Plains e Stamford e nas famílias que chamam para os home bounds (casas de repouso) e para abençoar as casas.

“Aos domingos temos na paróquia há quatro missas em espanhol, três em inglês e uma em português. Após a missa em português a comunidade brasileira prepara e oferece café da manhã e a missa termina com uma bela confraternização”.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: