Salesianos promovem atividade de férias em campo de refugiados

No mês de dezembro, 270, entre crianças e adolescentes, participaram em Gumbo, subúrbio da capital do Sudão do Sul, Juba, do “Campo Estivo Dom Bosco”, organizado pelos Salesianos, em colaboração com alguns membros da Paróquia São Vicente de Paulo”. Finalidade do campo de verão foi proporcionar às crianças e adolescentes das escolas salesianas do campo de refugiados de Gumbo, e das comunidades circunstantes, a possibilidade de transcorrer as próprias férias de modo útil e em ambiente alegre e sadio.

Com tal objetivo à frente, os organizadores do campo desenvolveram um programa de atividades holístico e balanceado, visando ajudar as crianças a desenvolver um sólido fundamento em que se integrasse mente, corpo, espírito.

O campo foi conduzido pelos jovens da paróquia, pelos pré-noviços da comunidade salesiana e por diversos voluntários, na qualidade de animadores. À cerimônia de abertura e bênção estiveram presentes o P. L. Joseph, Delegado Inspetorial para o Sudão do Sul, e o P. David Tuli, Pároco e Diretor do Campo. Em seguida, os pequenos participantes foram inscritos e distribuídos pelos quatro grupos do Campo, dedicados cada qual a um santo: Dom Bosco, Josefina Bhakita, Domingos Sávio e Daniel Comboni.

No decurso do campo estivo, que durou mais de dez dias, os diversas grupos competiram em variadas atividades e disciplinas, desenvolvendo um sadio espírito de competição e convivência. Todos os dias os pequenos foram acolhidos com assembleia matutina, onde rezavam juntos e ouviam o bom-dia, com uma mensagem positiva de esperança, de alegria, de paz, de amor. Os que participavam de instruções matutinas (que compreendiam inglês,árabe e catequese) continuavam depois da merenda com atividades esportivas e recreativas.

Em cada circunstância o objetivo foi fazer a pequenada reviver as palavras de Dom Bosco: ‘correi, jogai, gritai à vontade, mas não cometais pecados’. Foram organizadas também variadas atividades artísticas, exibições de canto e dança, jogos, festas, e um ‘Dia do Esporte’.
O Campo encerrou-se com a visão do filme “Children of Heaven” (Crianças do Paraíso), com um programa cultural e com a distribuição de ‘troféus’ e prêmios aos vencedores nas competições.

ANS – Juba

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: