Salesianos recebem homenagem na Assembleia Legislativa de São Paulo

A Assembleia Legislativa de São Paulo homenageou, por meio de sessão solene realizada no dia 29 de outubro no Plenário Juscelino Kubitscheck, localizado no Palácio 9 de Julho, sede da casa legislativa, em São Paulo, os Salesianos pelo bicentenário de nascimento de Dom Bosco.

A sessão teve como proponente o Deputado Coronel Camilo e a mesa de honra foi composta pelo sheikh Hosni Abdelhamid Mohamed Youssef, da Mesquita de Mogi das Cruzes; Pe. Rosalvinho Morán Viñayo, representando todos os diretores das presenças salesianas; Irmã Alzira Nakashima, provincial das Irmãs da Caridade de Jesus; Ir. Helena Gesser, inspetora da Inspetoria Santa Catarina de Sena das Filhas de Maria Auxiliadora; e o Pe. Roque Luiz Sibioni, vice-inspetor da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora. O inspetor, Pe. Edson Donizette Castilho, esteve ausente devido à participação no Encontro dos Inspetores da América Cone Sul, no Chile.

Eram cerca de 20h15 minutos quando a sessão teve início com o plenário cheio. Apresentada a mesa de honra e saudadas as autoridades, a banda da Polícia Militar executou o Hino da Polícia Militar e Hino Nacional Brasileiro. Pe. André Torres conduziu o momento litúrgico em que foi entronizado no plenário o relicário com um fragmento do cérebro de Dom Bosco, única exemplar fora do Colle Don Bosco, na Itália.

Proferiram algumas palavras o Secretário Adjunto de Desenvolvimento Social, Filipe Sigolo e o representante do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Antonio Silva

Seguindo a sessão, o Coronel Luiz Eduardo Pesce de Arruda falou do legado deixado pelos Salesianos em sua vida, citando os padres que conheceu desde o tempo em que frequentou o oratório na cidade de Araras.

Na sequência discursou o Doutor Domingos Zamagna, professor do UNISAL. Ele citou a pedagogia salesiana como exemplo a ser adotado não apenas no Brasil, mas no mundo.

Pe. Roque Sibioni narrou aos presentes parte da história salesiana desde a chegada na América, descrevendo a vasta gama de atividades desenvolvidas atualmente por todas a Família Salesiana.

Também foi exibido ainda um vídeo do Governador Geraldo Alckimin que, impossibilitado de se fazer presente, deixou gravada uma homenagem à Família Salesiana.

Finalizando a sessão, o Deputado Camilo ofereceu aos Salesianos uma placa, símbolo da homenagem prestada em plenáro. Acabado o pleito, houve um coquetel no Hall Monumental com direito a bolo de aniversário cortado carinhosamente pelos padres Rosalvino e Roque.

Texto: Anderson Bueno / Fotos: New Face

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: