Santos salesianos em novembro: Bv. Artêmides Zatti

Em 13 de novembro, faz-se a memória do Bv. Artêmides Zatti (1880-1951), Salesiano Irmão. Partindo da Itália com a família, em busca de melhores condições de vida na Argentina, terra sonhada por Dom Bosco, descobriu a sua vocação salesiana, vivida num serviço apaixonado, competente, cheio de amor pelos doentes.

Pelo P. Pierluigi Cameroni, SDB

Seus quase 50 anos vividos em Viedma exprimem a história de um religioso exemplar, exato no cumprimento dos seus deveres comunitários, dedicado totalmente ao serviço dos necessitados.

O que dava relevo a tudo isso e que imediatamente chamava a atenção dos que dele se aproximavam era a figura… interior de Artêmides Zatti: a do discípulo de Cristo que vive em cada momento a sua consagração, na constante união com Deus e na real fraternidade evangélica. Segundo médicos que lhe viveram ao lado por longos anos, em momentos profissionalmente delicados como os das longas cirurgias; segundo avaliações de colaboradores e cooperadores, e de palavras de administradores estatais, de testemunhos de coirmãos – emerge uma figura completa, também por aquele equilíbrio salesiano pelo qual as diferentes dimensões confluem numa personalidade harmônica, integrada, serena, aberta ao mistério de Deus vivido no cotidiano.

É admirável que, devido às empenhativas tarefas que o ocupavam, Artêmides Zatti não tenha nunca perdido o sentido da Comunidade religiosa; antes, tenha sempre participado e gozado da oração cotidiana, dos momentos de fraternidade à mesa e das ocasiões de partilha da alegria de família, que nele se manifestava de modo todo especial. A comunidade salesiana foi para ele lugar de experiência de Deus e de fraternidade evangélica.

ANS – Roma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.