São Carlos: Escoteiros realizam mutirão em parceria com Salesianos

“Sempre alerta!”. Nos dias 28 e 29 de outubro, a comunidade do bairro São Carlos VIII recebeu o MutPio, evento dos Escoteiros de São Paulo que reuniu mais de 200 pioneiros de todo o Estado. Realizado em parceria com o Espaço Dom Luciano, dos Salesianos São Carlos, o evento contou com uma extensa programação de ações sociais de conscientização e revitalização do bairro.

Organizado pelo Clã Enuma Elish, dos pioneiros de São Carlos, o evento foi preparado em parceria com a obra social desde o início do semestre, contando com atividades prévias preparatórias, inclusive com a pintura dos lenços próprios do Escotismo a partir das mãos dos educandos.

Outro ponto alto da experiência vivida nesses dias foi a possibilidade de ver no cotidiano a prática de nossos educandos dos valores ensinados no Espaço. Sem que fosse pedido, eles se dispuseram ao longo de todo o evento para auxiliar os Escoteiros, inclusive nos trabalhos pesados de restauração das praças, mostrando que de fato assumiram para si o protagonismo e o trabalho, considerando a comunidade como casa deles e dela cuidando. No encerramento do evento, foi concedido ao Espaço Dom Luciano o Mérito Regional dos Escoteiros, pela parceria e apoio prestados.

Assim comentou Gustavo Ribeiro, membro do grupo de São Carlos e um dos responsáveis pelo MutPio: “A proposta do evento foi mudar a realidade da comunidade que vive ali, inclusive as crianças atendidas pelos Salesianos, através da arte, trazendo bases como grafite, reforma de parquinhos, plantio de árvores, sempre auxiliados pelas crianças da comunidade! O Clã Pioneiro Enuma Elish, idealizador e organizador do evento, espera que as atividades no bairro e a parceria com o espaço continuem! As expectativas dos jovens estão nas alturas e sabemos que temos muito para mudar ali ainda!”

Fica agora o compromisso de que essa bonita parceria entre os Salesianos e os Escoteiros não pare no MutPio, mas se estenda ainda em mais frutuosas ações para os educandos e para a comunidade. Que a intercessão de Dom Bosco conduza cada vez mais jovens para realizaram essa entrega voluntária de si no trabalho e no cuidado com o mundo.

Matheus Lima – Pré-Noviço

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: