Semana do Empreendedorismo reúne mais de 700 pessoas em Lorena

As cores verde, vermelho e azul predominaram pelos corredores do UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), Unidade Lorena, entre 17 e 19 de maio. A Semana do Empreendedorismo 2016 mobilizou 750 pessoas, entre Alunos, Professores, Colaboradores do UNISAL, estudantes de instituições de ensino superior como FATEC Guaratinguetá, Cruzeiro e Mogi das Cruzes, FATEA, USP, UERJ, empreendedores locais e até de outras Regiões do Brasil.
Em três dias de evento, foram 24 horas de inovação com 15 atividades entre palestras, workshops e apresentação de projetos.
O ano de crise econômica, financeira e política incentivaram a criação do tema da Semana nesse ano. O gênio da lâmpada, Thomas Edison, deu a luz aos participantes com o lema: “99% transpiração, 1% inspiração”.
“É indescritível ver de perto o engajamento de todos os participantes. Em relação a 2015, tivemos um amadurecimento incrível de nossos Alunos e de todos os empreendedores”, diz o Coordenador do Centro de Empreendedorismo, Prof. Leandro Costa.
Alunos dos Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciência da Computação foram os responsáveis pelas novidades na programação 2016 da Semana. Eles apresentaram 22 projetos interdisciplinares, denominados “Desafio dos R$50″, que serviram para inspirar os visitantes.
É o caso da Bike Ceci, um ponto de comércio ambulante para a venda de suco Detox.  O empreendimento é dos Alunos de Administração, Reynaldo Gutierres, Deysimara Lima, Pamela Siqueira, Wellington Silva, e do Aluno do Curso de Ciência da Computação, Gustavo Toledo. O projeto teve uma demonstração prévia ao público durante a Semana de Empreendedorismo, mas, em junho, será a apresentação final do projeto interdisciplinar.
Já os Alunos de Ciências Contábeis apresentaram trabalhos curiosos, como o “Salame Doce.”  Segundo Leandro, o produto lembra a conhecida no mercado Palha Italiana; eles quiseram oferecer um produto já tradicional, mas com gosto diferente. Os projetos do “Tirando Ideias do Papel” vieram para somar e melhorar serviços e produtos. No total, foram 9 ideias apresentadas. Entre elas, a Monclin, uma plataforma de monitoramento de PET. “O cliente poderá acompanhar de casa o estado de saúde do animal que estiver internado”, revela Leandro, criador do projeto.
Na palestra de abertura, a empreendedora Eliane Nóbrega, da empresa Nobre Demolidora, falou sobre a ética e a sustentabilidade na vida empreendedora. Eliane é uma ex-diarista que transformou entulho em uma oportunidade de negócio. “A paraibana disse que prefere ser fiel ao cliente, independentemente do cenário de crise. Ela ressaltou que em algumas concorrências desleais, conseguiu garantir o serviço pela honestidade”, revelou André Pirtoucheg, professor do UNISAL.
A Nobre Demolidora atua em todos os setores da economia nacional em mais de 15 anos e experiência. Também está à frente de uma campanha pela sustentabilidade, com a utilização de madeira reciclável para a confecção de móveis rústicos.  “Uma parceira dessa em nosso evento, mostra o quanto estamos ganhando visibilidade, afirma o Assistente do Centro de Empreendedorismo (CdE), Thiago Villela.
A incrível história da paraibana que começou com uma serralheria e que hoje está no comando de uma empresa que, em 2014, teve um crescimento de 300% em comparação ao ano anterior, foi apenas um dos inúmeros momentos de aprendizado durante a Semana.
O UNISAL também abriu as portas para empreendedores que trocaram a estabilidade das profissões pela inquietação da inovação. O empreendedorismo na família Rodrigues Andreatta foi tema de dois workshops, em 18 de maio.
A ex-jornalista Anne Rodriguez deixou no passado a vida admirável da comunicação e entrou de cabeça no mercado da beleza. Hoje, no comando da Anne Rodriguez Acessórios. O marido, Leandro Andreatta, trouxe para os participantes um pouco da criatividade compartilhada dentro do Laboratório de Ideias. O casal residente em São José dos Campos quer ter as marcas e carreiras expandidas para todo o Brasil.
Os projetos “Como criar um negócio digital do zero”; “Design Thinking”; “Tipers em ação também ajudaram àqueles que desejam inovar na educação.
“Gostei bastante das atividades! Minha esposa assistiu a palestra da Geekie e também achou muito interessante. Quando tiver mais atividades enriquecedoras como essa, avisem-me novamente, por favor”, disse o professor da FATEC de Mogi das Cruzes (SP), Leandro Luque .
Sobre Inovação no UNISAL
No UNISAL  há um dos 100 Centros de Empreendedorismo presentes em instituições de ensino do país. Projeto que integra o Núcleo de Criatividade e Inovação (NCI) inaugurado em março, e que leva o nome da presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano. Saiba mais aqui.
Confira a galeria completa de fotos da Semana na Fanpage do UNISAL.
Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: