#Tamojuntopraservir: Festival da Juventude Salesiana agita São Paulo

No, dia 31 de Outubro, o Colégio Salesiano Santa Teresinha, na capital paulista, recebeu o FEST (Festival da Juventude Salesiana), que reuniu aproximadamente 2500 jovens salesianos de todo o Estado de São Paulo, vindos das presenças salesianas das inspetorias de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos de Dom Bosco) e Santa Catarina de Sena (Filhas de Maria Auxiliadora) . Com muito entusiasmo, os jovens participaram de diversas atividades comemorando o Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco, com o tema “Juventude Salesiana, Igreja e Missão” e o lema: “#tamojuntopraservir”.

O evento foi iniciado com uma missa presidida pelo inspetor da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora, Padre Edson Castilho. Nesse momento de oração e reflexão, Pe. Edson pôde transmitir o que Dom Bosco desejava a seus jovens: testemunhoe e amor a Cristo. Segundo ele, “Deus se manifesta ao mundo de muitos modos e um deles é através de nós”. A inspetora da Inspetoria Santa Catarina de Sena, Irmã Helena Gesser, também falou aos jovens e com carinho apresentou as irmãs missionárias vindas da Eslovênia, China e Vietnã, que estão realizando trabalhos no Brasil.

Após a realização da missa, os jovens tiveram a oportunidade de comer pastel, cachorro quente, hambúrguer, refrigerante e outras deliciosas opções de comidas, para assim, estarem preparados para as atividades seguintes. E enquanto parte dos jovens se alimentavam, outra porção dançava ao som do Batucarte, projeto do Oratório São Luiz, o PROVIM de Lorena.

Um grupo de dez jovens de obras sociais e colégios participou do FEST de uma forma diferente. Eles compuseram a inédita Equipe de Comunicação do evento, responsável por redigir esta notícia, fazer o registro fotográfico e também produzir o vídeo a seguir.

Segundo Ariane Maria Graciani, aluna do Colégio Salesiano Dom Bosco, unidade Assunção, de Piracicaba, “o sentimento de felicidade é o que melhor descreve a experiência vivida no FEST, pois a união com o próximo facilita o contato com Deus”.

Uma das atividades do FEST foi o Concurso de Músicas Inéditas, o qual reuniu doze bandas com composições próprias de músicas com tema religioso, e deixou o Auditório Maria Auxiliadora repleto de alegria e empolgação. A banda vencedora foi a da Pastoral de Música da Comunidade São João Batista da Paróquia Santa Luzia do Jardim Nordeste, capital.

O teatro do colégio ficou cheio durante todo o dia para assistir aos quatro espetáculos apresentados para homenagear Dom Bosco. Apresentações de dança e capoeira também foram muito prestigiadas. A prática de esportes como vôlei, basquete, futsal e handball colocou à prova os talentos esportivos dos salesianos e os fez curtirem ainda mais o FEST.

Após toda a animação e empolgação, a hora de encerramento se aproximou eos jovens se reuniram no ginásio para a vigília, conduzida pelo Padre Thiago Eliomar, onde os presentes tiveram um forte momento de espiritualidade na presença do Santíssimo Sacramento.

O FEST foi encerrado com muito sucesso e satisfação por parte de todos os salesianos presentes. O sentimento deixado, segundo o diretor da presença Salesiana em São Carlos Padre Paulo Profilo, “foi de gratidão e esperança, ao ver jovens engajados em projetos salesianos”.

https://www.youtube.com/watch?v=Yrs3oBwtj4k 

Texto: Victor Polizel, Equipe de Comunicação FEST / Fotos: Equipe de Comunicação FEST

 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: