Tirocinantes refletem sobre a vivência da liberdade cristã
Na manhã desta quarta-feira, 24, teve início no Centro Inspetorial, no bairro de Campos Elíseos, o encontro de tirocinantes da Inspetoria Salesiana de São Paulo, com a presença dos formandos: Irmão Lucas Rodrigues da Cunha, Paulo Sérgio da Silva Filho e Leonardo da Silva Rodrigues.
O Padre Justo Ernesto Piccinini, Inspetor, falou com os participantes no início do encontro. Já o Padre Alexandro Santana, Diretor do Pós-Noviciado, acompanhou o momento com o Padre Cássio Rodrigo de Oliveira, Vice-Inspetor, que foi o responsável pela mediação.
Ao longo do ano, são realizados quatro momentos como este, com a intenção de promover aos tirocinantes a oportunidade de partilha, reflexão, formação e revisão da própria caminhada vocacional.
LEIA TAMBÉM
EM COMUNHÃO COM O PROJETO DE VIDA
Em sua fala, o Vice-Inspetor ponderou sobre o tema da liberdade cristã – autonomia e responsabilidade – realçando seus aspectos teológicos e psicológicos.
Conforme o Padre Cássio, a liberdade é uma condição que deve estar integrada ao projeto de vida determinado por cada ser humano, incluindo, aqueles que decidem vivenciar a vida consagrada.
VIVÊNCIA PRÁTICA
Segundo o Padre Alexandro, nesta etapa da formação – que tem dois anos de duração – os vocacionados experienciam o carisma da congregação por meio da pastoral prática nas casas salesianas para onde são enviados.
Texto: Jenniffer Silva – Comunicação Social ISSP
Fotos: Pedro Melim – Comunicação Social ISSP