Todo jovem é precioso: Projeto “A Pérola. Repartir das Ruas”

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Várias realidades salesianas com o apoio da Unicef iniciaram nas últimas semanas um novo projeto para ir ao encontro das exigências daqueles menores – pequenos/adolescentes – estrangeiros desacompanhados que, enquanto tais, estão numa situação de grave risco social: para eles, os Salesianos pensaram no “A Pérola. Repartir das ruas”. E isso para lembrar que todo jovem é precioso.

O projeto foi apresentado no último dia 11 de maio, durante uma mesa-redonda intitulada “IN & OUT. Superando o desamparo para voltar a voar”. Tal iniciativa envolve um bom número de entidades: foi desejado pelo Refúgio Salesiano ‘Sacro Cuore’, recebe o financiamento da Unicef e conta quais parceiros a Federação dos Salesianos para o Social, a Associação “Naturalmente”, as Missionárias de Cristo Ressuscitado e o ‘Borgo Ragazzi Don Bosco’ (Roma).
Do ponto de vista operativo o projeto prevê em primeiro lugar uma aproximação desses jovens, com frequência “invisíveis” para os que por eles não se interessam. “Segundo os dados de 2016, do Ministério do Trabalho, mais de 6.100 menores estrangeiros desacompanhados são clandestinos, e estão por isso fora do sistema do acolhimento formal. O Projeto visa, pois, “pilotar, documentar, avaliar atividades multissetoriais coordenadas, com o objetivo de os integrar na sociedade italiana”, explicou o referente P. Raffaele Panno.

Como ensinava Dom Bosco, os adolescentes são procurados ali onde estão: o primeiro ato se passa na rua, na estação Términi e arredores, “para um primeiro colóquio – ilustrou o P. Panno –, para uma visão dos documentos ou simplesmente para um descanso e uma higiene pessoal”; só depois vem a proposta de um encaminhamento à escola e à formação profissional. Primeiramente, entretanto, trata-se de fazê-los sentir-se dignos de atenção: “de aí que a escolha do ‘nome’ atribuído ao Projeto não é acidental”.

Por ora, são cinco os jovens – egípcios – os primeiros usufrutuários da iniciativa, que, para garantir uma acolhença cada vez mais efetiva, necessita de ambientes mais amplos. É por isso que a colaboração entre as diversas organizações em nível local representa uma pilastra fundamental.

“A do Borgo – explicou na ocasião o P. Stefano Aspettati, Diretor do Centro – não é uma acolhença ‘buonista’ (isto é, ‘com excesso de bons sentimentos, sugestiva, mas inconcludente’. NdoT): queremos criar comunidades e fazer rede com as instituições e o território, visando uma colaboração mútua”.

“Pretendemos atuar a Pedagogia do nosso Fundador – acrescentou o P. Giovanni D’Andrea, Presidente de ‘Salesianos para o Social’ –, oferecendo propostas educativas”.

ANS – Roma

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: