Um irmão em terras paraguaias

Olá, caros leitores, voltamos! Recomeçamos nosso giro vocacional pela América Latina. Desta vez, diretamente do coração paraguaio, contamos com as palavras de nosso irmão Richard que partilha sua história e vida vocacional como salesiano irmão. Vamos juntos nessa?

“Desde pequeno tenho escutado no meu interior a palavra ‘salesianos’. Fiz todo o ensino fundamental e ensino médio em colégios salesianos. Isso, evidentemente, fazia com que eu respirasse um ambiente que tinha uma capela, pátio, bolas, jogos, e o mais importante: a presença amiga de um salesiano padre.

Uma das recordações mais importantes que marcou minha vida é da época da escola. Naquele tempo, sempre vinha e convivia com a gente no intervalo de aula, um sacerdote que, jogava futebol e até nos mostrava alguns passos de dança. Foi fundamental presenciar isso.

Quando pequeno, fui coroinha e sempre gostei de ajudar o padre no presbitério, sonhando algum dia, também poder presidir missa. O tempo foi passando, cresci e cheguei à adolescência, período que houve uma ruptura na minha relação com Deus. Já não era a mesma coisa. Estava, eu, no difícil trabalho de construção da identidade.

No ensino médio, voltei a aproximar-me da Igreja e passei a formar parte de um movimento juvenil recém formado no colégio Dom Bosco de minha cidade.

Um dia o padre diretor me chamou no seu escritório e me perguntou: O que você vai fazer quando terminar o colégio? A pergunta me surpreendeu e respondi que tinha a intenção de ir à Universidade e seguir estudando. Ele comentou que iria realizar um encontro vocacional e me perguntou se eu gostaria de participar. Eu disse que sim, não muito convencido, porque não tinha bem claro o que era um encontro vocacional.Participei de uma série de encontros que abriram uma pergunta no meu interior que não me deixavam dormir.

Chegou finalmente o dia que terminei o colégio e decidi fazer a experiência que nessa época se chamava postulantado. Não foi nada fácil porque eu tinha uma relação de namoro e custou-me muito dizer a minha namorada que sentia algo que me ardia o coração e que me chamava a fazer essa experiência.

Esse ano de postulantado foi uma escola de vida para mim. O primeiro que aprendi é que não há somente uma maneira de viver a vida religiosa salesiana, pois, nosso assistente era um salesiano irmão e eu nunca tinha escutado sobre essa vocação nos doze anos que estive na casa salesiana. Para mim, só existia a figura do salesiano padre. Enfim, ao terminar esse ano e tendo conversado com meu diretor, decidi sair e fazer uma experiência em minha família, porque sentia que ainda deveria amadurecer várias coisas.

Voltei para a minha casa e comecei a estudar e preparar-me para adocência. Passaram-se três anos, terminei o curso e com “com muita água que passou por debaixo da ponte”, decidi voltar a fazer a experiência do postulantado. A diferença com aquela primeira vez é que eu já era um jovem mais amadurecido e o mais importante é que não retornei com a intenção de ser exclusivamente um sacerdote, mas sim, tendo em conta as duas possibilidades vocacionais, abrindo-me ao que Deus ia me dizendo nesses anos.

No pré noviciado, comecei a admirar ainda mais a figura do salesiano irmão, pois, o nosso formador sempre repetia a seguinte frase: “O importante é ser um bom cristão para ser um bom salesiano; o salesiano irmão ou salesiano padre vem por acidente”. Essa frase me acompanhou em todo o noviciado, onde fui aprofundando essa figura que via de forma expressiva no testemunho do nosso assistente, um salesiano irmão com todas as letras. Pouco a pouco fui entendendo que Deus estava me chamando a isso. Já não me via num presbitério presidindo missa, como quando criança, mas me via de outra forma.

Hoje com apenas três anos de votos temporários, sinto-me feliz pela opção que escolhi para viver, pois, o ser salesiano irmão, mais que um título, um feito, um estado, é uma tarefa, um desafio, um caminho, um projeto.

O salesiano irmão por vocação se converte num infatigável explorador de novos espaços, de novas propostas. Creio que foi o que fez Dom Bosco no seu tempo e com as realidades de seu contexto. Neste curto caminhar pela vida salesiana, tenho a constatação de que a figura do irmão é como esse alguém que acompanha o jovem de uma maneira particular. É alguém que caminha lado a lado,associando um conjunto de gestos que saem do comum; dessa maneira, gera-se um novo modo de ser e de existir mais coerente com o coração de Deus, capaz de abrir-se e cruzar fronteiras.

Para terminar, quero repetir uma frase que vi em um vídeo e que é como uma tatuagem que levo gravada. “Os jovens não necessitam um salesiano irmão com ferramentas na mão, senão com o coração na mão; os jovens não necessitam um salesiano sacerdote com uma Bíblia na mão, senão com o coração na mão”.

Salesiano irmão Richard Danilo Duarte Antúnez, Inspetoria de Assunção de Maria – Paraguai

————————
Versión original

Un hermano en tierras paraguayas

Desde muy chico he oído resonar en mi interior la palabra “salesianos”. Toda mi escuela primaria y toda la secundaria lo he hecho en colegios salesianos. Eso evidentemente hacia que yo respirara en un ambiente donde había una capilla, patio, pelotas, juegos y lo más importante la presencia amiga de un “Padre Salesiano” .

Uno de los  recuerdos más importantes  que marcó mi vida se remonta en la época de la escuela,  en aquel tiempo siempre   venía y compartía con nosotros, en el recreo, un sacerdote, jugaba con nosotros y hasta nos mostraba algunos pasitos de baile, era fenomenal presenciar eso.

De chico fui monaguillo, y siempre me gustó ayudar al padre en el altar soñando algún día yo también poder presidir misas. Más el tiempo fue pasando, crecí y llegué a la adolescencia en donde hubo como una ruptura en mi relación con Dios. Ya no era el mismo de antes, estaba en ese difícil tramo de construcción de identidad.

En la secundaria volví a acercarme a la iglesia y pasé a formar parte de un movimiento juvenil que activaba en el Colegio Don Bosco de mi ciudad.

 Un día el padre director me llama a su oficina y me pregunta ¿Qué vas a hacer cuando termines el colegio? La pregunta me agarró a quema ropas; le respondí que tenía la intención de ir a la universidad y seguir estudiando. El me comentó que se haría un encuentro vocacional y me preguntó si a mí me gustaría participar. Yo le dije que sí, no muy convencido porque no tenía bien claro que era un encuentro vocacional.  Así fue que participé de una serie de esos encuentros que abrieron una pregunta en mi interior que no me dejaban dormir.

Llegó finalmente el día en que terminé mi colegio y decidí hacer la experiencia de lo que en ese tiempo se llamaba postulantado, no fue nada fácil porque yo tenía una relación de noviazgo y me costó mucho hablar y decirle a mi novia que sentía como algo que me ardía por dentro y que me llamaba a hacer esa experiencia.

Ese año de postulantado fue una escuela de vida para mí, lo primero que aprendí es que no hay una sola manera de vivir la vida religiosa salesiana, pues nuestro asistente era un coadjutor, y yo nunca oí esa palabra en esos doce años que transité en una casa salesiana. Para mí solo existía la figura del salesiano sacerdote. En fin, al terminar ese año y conversando con mi director decidí salir y hacer una experiencia en mi familia porque sentía que aun debía madurar varias cosas.

Volví a mi casa y comencé a estudiar y prepararme para ser docente, pasaron tres años, terminé la carrera y con mucha agua pasada por debajo del puente me decidí y pedí volver a hacer la experiencia del postulantado. La diferencia con aquella primera vez es que ya era un joven más maduro, y lo más importante que ya no regresé con la intención de ser exclusivamente sacerdote sino teniendo en cuenta a las dos posibilidades abrirme a lo que Dios me iría marcando en esos años.

En el pre noviciado empecé a admirar más a esta figura, pues nuestro formador siempre repetía la siguiente frase: “Lo importante es ser un buen cristiano para ser un buen salesiano; el ser coadjutor o sacerdote viene por accidente” Esta frase me acompañó en todo el noviciado en donde fui profundizando esta figura que lo veía visible en el testimonio de nuestro asistente, un coadjutor con todas las letras. De a poco fui captando que Dios me estaba llamando a eso, ya no, me veía en un altar presidiendo misas, como cuando era niño, sino que me veía de otra forma.

Hoy con apenas tres años de votos temporales me siento feliz por la opción que he elegido para vivir, pues el ser Hermano-coadjutor más que un título, un hecho, un estado… es una tarea, un desafío, un camino, un proyecto.

El Coadjutor por vocación se convierte en un infatigable explorador de nuevos espacios, de nuevas propuestas, creo que fue lo que hizo Don Bosco en su tiempo y con las realidades de su contexto. En este corto caminar por la vida salesiana tengo la constatación de que la figura del Hermano es como ese alguien que acompaña al joven de una manera particular, es alguien que camina de codo a codo asociando un conjunto de gestos que salen de lo común; de esa manera genera un nuevo modo de ser y de existir más coherente, con corazón de Dios, ese corazón que se abre y es capaz de cruzar fronteras.

Para terminar quisiera repetir una frase que lo vi en un video y que es como un tatuaje que lo llevo grabado. “Los jóvenes no necesitan un salesiano coadjutor con herramientas en la mano, sino con el corazón en la mano; los jóvenes no necesitan un salesiano sacerdote con una biblia en la mano, sino con el corazón en la mano”

Salesiano hermano Richard Danilo Duarte Antúnez, Inspectoría de Asunción de María – Paraguay

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: