Um Irmão que ama

Olá, estamos de volta. Desta vez com a partilha e história do salesiano irmão José Carlos Rodrigues. Somos gratos a Deus por sua vocação e por seu relato que nos impulsionam a pensarmos em nossas vidas e nos perguntarmos sobre a vontade de Deus para nós. Vamos juntos nessa!

 

O Evangelho que professamos não é uma marca ou um produto que se vende, mas antes, uma forma de vida e todos que vivem em conformidade com Cristo, evangelizam.

As diferenças são pilares de qualquer construção de identidade. Para nós cristãos, movidos pelo desejo de um mundo mais justo, há diversas formas de viver o Evangelho, sendo uma riqueza para a Igreja. Neste contexto, a vocação do irmão leigo é um dom para a nossa congregação. Apresenta-se como uma forma singular de se viver a missão no carisma salesiano, mostrando, portanto, a originalidade profética da Vida Religiosa.

Quando uma pessoa escolhe seguir ao chamado de Deus como religioso, escolhe viver dedicado ao próximo, disponível em servi-lo. A consagração é um compromisso existencial de viver o amor ao Senhor e ao próximo.

O salesiano irmão está pronto para se colocar a serviço de Deus e dos jovens. Procura a pobreza não como um fim em si, nem por desprezo ou medo dos bens que Deus lhe dá. Quer, antes, por seu estilo de vida, contribuir para acabar com a pobreza no mundo.

Tenho procurado como salesiano irmão, colocar em prática todo o aprendizado que adquiri nestes anos de vida consagrada, sabendo que nos dias de hoje é um desafio viver e testemunhar os conselhos evangélicos: pobreza, castidade e obediência.

Venho aprendendo por meio da missão cotidiana, o valor do amor na vida das pessoas, principalmente no trabalho com aqueles que mais sofrem, e que mesmo no sofrimento, nos dão exemplo de como viver o amor e a fraternidade.

Precisamos como pastores e educadores, conhecer as inúmeras fadigas, renúncias, privações, sacrifícios e sofrimentos que afligem nossos jovens. Pela fé, acreditamos: “O Bom Pastor dá a vida por suas ovelhas”. E entendemos que por meio das necessidades e solicitações dos jovens, Deus está pedindo a cada um de nós, consagrados, que dediquemos tempo, esforços e a própria vida em favor da missão que exige conformar nosso coração com o coração do Bom Pastor que não quer que nenhuma de suas ovelhas se perca.

Nós, Salesianos padres e irmãos, somos herdeiros do método pedagógico de Dom Bosco, dedicando nossa vida à missão de evangelizar com o velho e sempre novo espírito do Oratório Festivo.

Acreditemos, somos “Dom Bosco hoje ” Tenhamos coragem para tanto!

Caro leitor, continue conosco. No próximo artigo, acompanharemos a história de um outro grande irmão. Até a próxima!

Irmão José Carlos Rodrigues, SDB.

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: