Unidade Vila Paulistana do Instituto Dom Bosco completa 17 anos

No dia 14 de junho o Instituto Dom Bosco Vila Paulistana completou 17 anos e não poderia comemorar de forma diferente se não com a animação dos jovens. O dia foi repleto de atividades lúdicas e muita música, uma quarta feira repleta de gratidão, sorrisos e energia.

Nesse dia ocorreu um período integrado, unificando os jovens dos horários manhã e tarde. No primeiro momento, os educandos foram recebidos com um breve lanche, na sequência uma ligeira abertura com a coordenadora do CEDESP Vila Paulistana, Rosana Oliveira, que convidou a todos para assistir a Retrospectiva dos 17 anos da casa. O Diretor Presidente, Padre Hélio Espínula, marcou presença, convidando os educandos do semestre a levarem até a frente estátuas de Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora e realizando sua homenagem e o momento de oração, foram convidados a frente também o administrador financeiro da obra, Alex Brito, a coordenadora do CEDESP Bom Retiro Maria Aparecida França, entre outros que integram a equipe de colaboradores da casa e, contando com a presença de Adriana Silva, representando a equipe da Lorenzetti, parceiros do Instituto. Finalizando o primeiro momento, não poderia faltar os calorosos parabéns com direito a apagara as “velinhas”.

No segundo momento, os educandos apresentaram a uma prévia do musical Semente de algo Bom, com muito ritmo e cores. A peça também foi apresentada no Instituto Dom Bosco Bom Retiro no dia 23 de junho. Em sequência, as colaboradoras da Vila Paulistana, arrancaram aplausos e muita alegria com a dança do intitulado grupo: As Demitidas. Finalizando as apresentações, os integrantes da Cia. Juventude Salesiana, apresentaram uma prévia da peça: Diferenças – Dirigida por Andre Felipi.

Em continuidade ao grande dia, atividades lúdicas foram disponibilizadas como: jogos e oficina dança, jogos de mesa, como pingue-pongue, sinuca, pebolim, jogos esportivos como futebol também animaram a meninada, além disso tinha uma sala especial para aqueles que gostariam e acompanhar aos jogos da Copa ao vivo. Toda essa festa foi regada com comes e bebes típicos de uma quadrilha, os educandos poderiam retirar seus lanches de cachorro quente, coxinha, milho verde, açaí, refrigerante, bolo, entre outros, em barraquinhas no estilo quermesse, a festa contou ainda com a participação da turma do correio elegante.

“Um dia de muita festa e alegria na comemoração dos 17 anos de uma obra tão querida por todos os colaboradores e educandos que passaram e estão por aqui. É gratificante ver por exemplo, jovens que foram contemplados pelo NEP para participarem do programa de aprendizagem, aqui na casa onde realizaram seu curso profissionalizante. Só alegria! ”, concluiu Lucas Silva, Relações Institucionais do Instituto Dom Bosco.

Um pouco sobre esses 17 anos…

O Núcleo Vila Paulistana, é na verdade uma extensão do Instituto Dom Bosco, que possui sua sede no Bom Retiro. Desde 2001, o IDB mantém parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de São Paulo, na Vila Paulistana. O serviço iniciou como Qualificação Profissional, posto como Núcleo Socio Educativo e Centro Juvenil. Foi então em 2014, que tornou-se um Centro de Desenvolvimento Social Produtivo – CEDESP, também conhecido como Núcleo Profissionalizante Vila Paulistana, que atende 220 jovens semestralmente.

O objetivo do Núcleo na região é atender a comunidade, auxiliando na formação profissional e inclusão social, fortalecendo vínculos através do atendimento as famílias. O espaço oferece serviços de prevenção e promoção para adolescentes, jovens e adultos, com idade entre 15 e 59 anos. Os cursos profissionalizantes são distribuídos em dois importantes eixos: Gestão e Negócio e Informação e Comunicação e acontecem semestralmente. Além dos cursos, os educandos são atendidos diariamente, com direito a alimentação balanceada, assistência odontológica e psicológica. O objetivo é despertar competências que garantam a conquista da autonomia, do protagonismo e da consciência para a cidadania.

Fabiana Santello – Comunicação e Marketing – Instituto Dom Bosco

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: