UNISAL: alunos participam de curso inédito com professor do BCIT do Canadá

Um curso semestral ministrado pelo professor Masoud Jalili, do BCIT (British Columbia Institute of Technology) de Vancouver, Canadá, em parceria UNISAL e USP, terminou, em 2 de junho com a apresentação de trabalhos nos mais variados campos da sociedade. Durante as aulas, os Alunos aprenderam conceitos sobre como pesquisar por meio da utilização do BI (Business Inteligence), com a mineração de dados (data mining).

O objetivo do curso foi ensinar a extrair informações, tendências e perfis em grande volume de dados de dados denominadas “Big Data.” Eles utilizaram dados reais do mundo disponibilizados pelo “The world Bank“, bem como acessaram as redes sociais para analisar quais assuntos estão sendo discutidos. O que fazer com os resultados? A partir deles, governo e sociedade civil, por exemplo, podem ser capazes de captar a complexidade de respostas emocionais e determinar se as iniciativas de marketing social e de conteúdo estão dirigindo as ações que são planejadas e, ao mesmo tempo, dar pistas para adaptar a estratégia.

O BI é tido como a mais moderna e principal ferramenta para auxílio na tomada de decisões dos executivos de grandes corporações e está diretamente relacionada com o mundo “Internet das Coisas.” A noite de apresentação de trabalhos contou com quatro grupos. O primeiro, falou sobre a influência da corrupção na saúde e na educação. Para conseguirem dados tão precisos eles também recorreram a fontes confiáveis como a UNESCO, por exemplo. O segundo grupo falou sobre acidentes aeronáuticos no Brasil, entre os anos de 2006 e 2015. Eles desmistificaram o fato de que acidentes aéreos são mais frequentes que outras tragédias no trânsito, por exemplo. Ainda no campo dos acidentes, o terceiro grupo quis entender o universo dos acidentes no trabalho. E constataram que entre os anos de 2008 e 2013 o setor de serviços esteve no topo do ranking desse tipo de ocorrência; no mesmo levantamento, a agricultura ocupou o último lugar. O quarto grupo falou sobre o Zika Vírus e a relação dele com os casos de microcefalia de crianças.

Para o coordenador dos cursos, Prof. Aníbal Fernandes todos os cursos têm de ter um dia como esse, com apresentações em inglês e uso de tecnologia, essa é a chamada Internacionalização. Pensamento compartilhado pelo representante do LMI (Laboratório de Metodologias Inovadoras), Prof. Diego Amaro, que também acompanhou parte da apresentação, com os representantes do Centro de Empreendedorismo (CdE), Leandro Costa e Thiago Villela.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: