No dia 6 de setembro de 2024, o UNISAL Campus São José, em Campinas, recebeu a visita do Sr. Markus Burri, CEO da Procuradoria Salesiana da Suíça (JuWe). A visita teve como objetivo estreitar laços e acompanhar de perto o projeto de reciclagem desenvolvido em parceria com o Unisal, Cooperativas de Material Reciclado de Campinas, a Prefeitura Municipal e a própria JuWe. Este projeto, iniciado em 2023, visa melhorar a qualidade de vida dos cooperados, promovendo a valorização do trabalho com materiais recicláveis.
O visitante foi recepcionado pelo P. Roque Luiz Sibioni, Gerente do UNISAL São José, o Prof. Marcos Camargo, coordenador do projeto, e a Sra. Ana Lúcia Franzoni, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Projetos (SPD) da Inspetoria Salesiana de São Paulo.
Sobre o Projeto de Reciclagem do UNISAL
O projeto de reciclagem, criado por professores e alunos do UNISAL, foca no beneficiamento de materiais recicláveis como papel, plástico e vidro. O objetivo é permitir que as cooperativas transformem os materiais reciclados em novos produtos, aumentando assim o valor comercial em até 300 vezes, comparado à venda dos materiais em estado bruto.
A primeira fase do projeto foi realizada entre maio de 2023 e abril de 2024. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de expansão, com novas demandas de investimento e recursos solicitados à JuWe. Esta segunda fase terá início em setembro de 2024 e seguirá até 2025.
Visita às Cooperativas e Encontro na Prefeitura de Campinas
Durante a manhã, o Sr. Markus visitou a Cooperativa Aliança, uma das envolvidas no projeto. Ele foi recebido pela presidente da cooperativa, Sra. Solange, a secretária Sra. Sueli e alguns cooperados. A tarde foi marcada por uma reunião na Prefeitura de Campinas com a presença do Prefeito, Sr. Dário Saadi, e o Secretário de Trabalho e Renda, Sr. Artur Orsi. Participaram também da audiência o P. Roque, Prof. Marcos, Ana Lúcia e os representantes da cooperativa.
Compromisso com a Sustentabilidade e o Desenvolvimento Social
A Inspetoria Salesiana de São Paulo celebra a parceria neste projeto que não apenas transforma a vida dos cooperados, mas também contribui para o cuidado do meio ambiente, em alinhamento com a encíclica Laudato Si’, que destaca a importância da preservação da “Casa Comum”.