UNISAL EAD participa do 25º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

No período de 20 a 24 de outubro de 2019, ocorreu o 25º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), sob o tema Abordagens Híbridas no Ensino-Aprendizagem na EAD, na cidade de Poços de Caldas-MG. A gestão do UNISAL EAD marcou presença em 12 atividades, dentre elas: mesas-redondas, lançamento de livro e apresentação de artigo científico.

Com o tema “O Ensino por Meio das Metodologias Ativas Aplicadas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ”, a Prof.ª Jacqueline Lameza, Diretora de Operações do UNISAL EAD foi palestrante, entre outros profissionais, abordando debates sobre os modelos inovadores com o uso das metodologias ativas em AVA, o que se tem feito, quais modelos as Instituições de Ensino Superior (IES) estão seguindo e quais os resultados alcançados.

“A sala lotada e o número de perguntas comprovam a importância do assunto e das palestrantes. O maior desafio foi conseguir finalizar a apresentação e o debate dentro do tempo previsto, pois a interação com a plateia foi riquíssima”, compartilhou a Prof.ª Jacqueline.

No dia 22, a mesa-redonda Gestão de Cursos EAD, organizada pela Prof.ª Jacqueline, apresentou propostas para debater as estratégias e os desafios na gestão de cursos de Graduação e de Pós-graduação, como a definição da matriz curricular, o melhor conteúdo e escolha das metodologias mais adequadas ao novo perfil de aluno da EAD, entre outros itens. O Prof. Fernando Silveira, Supervisor Acadêmico do UNISAL EAD, coordenou a mesa, apresentou o modelo do UNISAL e conduziu os debates.

Já no dia 23, a mesa-redonda Modelos de Sucesso de Ensino Híbrido em Cursos Superiores EAD, propôs o debate sobre modelos inovadores praticados pelas IES em seus cursos ofertados na modalidade a distância, mas que contam com encontros presenciais para as atividades práticas.

Um dos momentos mais importante do CIAED foi o lançamento do e-book A Educação a Distância no Contexto Atual: 50 temas EAD, 50 dias, uma obra coletiva onde, durante 50 dias, centenas de profissionais da área de educação debateram, por meio de fóruns on-line, 50 temas relacionados a EAD sob diferentes contextos (institucional, acadêmico, tecnológico e sociocultural). Este e-book é um compilado do conteúdo discutido e pode ser baixado gratuitamente pelo link: http://abre.ai/50temas. A Prof.ª Jacqueline (UNISAL EAD), participou como validadora dos temas e como colaboradora ativa das discussões durante os 50 dias, dos 50 temas discutidos.

Também como fruto de mais uma produção coletiva, o artigo científico Curadoria de Conteúdo como Recurso para a Unificação dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação Híbridos em Centro Universitário Salesiano Multicampi, de autoria dos colaboradores do UNISAL EAD: Cristiane Resendes, Gustavo Ramos, Jacqueline Lameza, Rafael Moraes, Tomás Troppmair e Wallace Siqueira; e da Coordenadora Pedagógica do UNISAL, Profª. Regina Matos, foi aprovado dentre os 220 de um universo de 560 artigos submetidos. Um dos autores, Tomás Troppmair (UNISAL EAD), foi o responsável pela apresentação. Em breve, estará disponível nos Anais do 25º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância.

Outras mesas-redondas organizadas pelo UNISAL EAD, ou que um dos gestores tenha participado como palestrante convidado, foram: Material Didático Interativo como Potencializador do Aprendizado; Mulheres na Liderança: A força Feminina na Gestão da EaD; Gestão Estratégica na EaD; Os Desafios da Tutoria nos Modelos Convencionais de EaD, Híbridos e Semipresenciais; Equipe Multidisciplinar: dos Processos de Trabalho às Práticas Exitosas, Criativas e Inovadoras no Dia a Dia da Educação a Distância: O Ensino na Aprendizagem Baseada em Projeto Desenvolvido em Ambientes Virtuais; e O Progresso de uma Trajetória de Experimentação em Busca da Excelência.

“Para nós, da gestão do UNISAL EAD, foi gratificante ver e sentir como o UNISAL é admirado por todos os profissionais dessas IES, de Norte a Sul do país, por sua representatividade e por seus valores”, concluiu Prof.ª Jacqueline.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: