UNISAL forma primeira turma e curso é credenciado pelo CREA

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Uma apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso regada de muita emoção e clima familiar. Foi assim o momento que selou a trajetória do aluno do 5º ano de Engenharia de Produção do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade Lorena – Campus São Joaquim, Nelson Lisboa da Cruz.

Além de professores e amigos, a filha, Andréa da Cruz, de 21 anos e também aluna de Eng. de Produção no UNISAL, assistiu ao show dado pelo pai neste dia 30 de novembro de 2015. O resultado não poderia ser outro.

Mas antes de divulgarmos a nota final, vamos dar detalhes do projeto inovador.

O TCC foi desenvolvido em torno do “Aprimoramento na etapa de moagem de ingredientes ativos na redução de custos  operacionais de uma planta industrial química”.

Apesar do nome um tanto complicado, o intuito do trabalho era prático e funcional.

”Estudar o processo de moagem de Ingredientes Ativos usados nas indústrias de defensivos agrícolas, que foram desenvolvidos com base nas indústrias químicas”, esclareceu um dos trechos da apresentação do TCC.

O futuro engenheiro utilizou a metodologia DOE (Design of Experiments) para construir modelos de otimização para as respostas de interesse da indústria. “O objetivo foi avaliar a real significância de fatores e suas possíveis interações para um melhor ajuste dos níveis dos fatores significantes”, destacou outro trecho do trabalho.

 A economia no processo de moagem representou uma relação direta com a redução no consumo de energia e custos com um bom dimensionamento dos processos baseados na distribuição granulométrica (estudo da distribuição das dimensões dos grãos de um solo).

Nelson ingressou no curso de Engenharia de Produção em 2011. Aos 45 anos, vai receber o certificado de Engenheiro da 1ª turma formada no UNISAL.

“Há 10 anos, aceitei o desafio de vir para o Vale do Paraíba. Minha esposa, nossos filhos e eu, deixamos tudo o que tínhamos no Rio Grande do Sul para apostar nossas fichas nesta região”, revela Nelson.

 Ao longo da apresentação, Nelson destacou o desempenho do UNISAL, o apoio dos professores e o papel da família.

Um dos professores da banca, o coordenador do curso de Engenharia de Produção, José Lourenço Jr., destacou, em poucas palavras, o orgulho que sentiu em fazer parte do processo de construção do curso e da entrega de novos profissionais para o mercado. “Ao ver o seu trabalho, percebi a dedicação, não somente sua, mas de seu professor orientador. Um trabalho feito a quatro mãos ganha mais vida, ganha novas respostas”, afirmou Lourenço, durante a apresentação da banca.

A banca contou com Prof. Dr. Henrique César Sampaio (orientador – UNISAL), Prof. Dr. Messias Borges Silva (USP/UNESP),  Prof. Dr. José Lourenço Junior (coordenador do curso – UNISAL), Prof. MSc. Lúcio Veraldo Júnior (UNISAL)

Além da nota máxima, o trabalho recebeu nota 10 com louvor, pelo nível técnico e acadêmico do TCC. O futuro engenheiro, que já ocupa uma profissão de destaque no mercado (Gerente de Produção da BASF/Guaratinguetá) também recebeu um convite inusitado: dar continuidade no trabalho por meio de Mestrado na UNESP/ Guaratinguetá.

 Nelson pretende dar seguimento ao projeto. E a filha, Andréa Cruz, que também segue os mesmos passos do pai, se orgulha por saber que terá um concorrente e ao mesmo tempo aliado em casa. “Nossa família toda ganha por termos meu pai, para mim é uma honra poder acompanhar seu sucesso”, afirma a filha, que já chegou a dividir sala com o pai em outro momento, quando  ele fez uma disciplina pendente.

Engenharia de Produção do UNISAL é credenciado pelo CREA

Após passar pelo reconhecimento do MEC (Ministério da Educação), em 2014, com nota 4, o curso de Engenharia de Produção foi agora reconhecido pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia ). “O nosso curso foi avaliado pela câmara setorial do CREA e credenciado junto ao órgão”, revela o coordenador do curso,  José Loureço Jr.

O reconhecimento significa dizer que o aluno, após diplomado, poderá se inscrever no CREA e adquirir a carteira profissional.

 Parabéns ao curso. Parabéns ao UNISAL.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: