UNISAL promove Encontro de Casais em Americana

Em 9 de maio, a Pastoral da Universidade do UNISAL (Centro Universitário de São Paulo) Unidade Americana, promoveu o Encontro para casais com o tema: “O Amor: desculpa tudo(?), crê tudo(?), espera tudo(?), suporta tudo(?)” – (cf. I Cor 13,7), ministrado pelo Reitor do UNISAL, Pe. Ronaldo Zacharias, Doutor em Teologia Moral.

O encontro reuniu alunos, ex-alunos de cursos de graduação e mestrado, professores da casa, membros da comunidade externa, e a Pró-Reitora de Extensão, Ação Comunitária e Pastoral Regina Jantke, totalizando 70 pessoas. O coordenador da Pastoral da Universidade, Pe. Roberto Furtado, fez a abertura do encontro reiterando a importância de tratar o tema de forma acadêmica.

Pe. Ronaldo iniciou o encontro trabalhando o trecho da Sagrada Escritura (I Coríntios 13, 7), que embasava a temática do encontro, abrangendo a superioridade do amor, suas obras e sua perenidade. Também trabalhou com os casais as definições de Amor: Eros (erótico, o desejo pelo outro pela satisfação do meu próprio desejo), Filia (amizade, partilha, reciprocidade) e Ágape (O amor incondicional: quando saio do centro e coloco o outro em primeiro lugar).

Rita de Cassia, aluna do Mestrado e professora do UNISAL, escreveu: “O relacionamento amoroso é ter esperança (desejo de possuir aquele bem que acredito) e, justamente por ser incerto nos faz querer mais, nos faz querer que dê certo sem nos acomodar. Se tivéssemos certeza se aquele namoro viraria casamento ou se o casamento fosse pra sempre, ficaríamos acomodados e deixaríamos de nos entregar às emoções e as eternas conquistas”.
Houve sessão de perguntas e outros comentários, enriquecendo a discussão e permitindo novas contribuições por parte do palestrante e dos participantes.

No segundo semestre de 2015, a Pastoral da Universidade realizará o Retiro para Casais. Mais informações ou sugestão de temas: [email protected]
Comunicação e Marketing – UNISAL

Comunicação e Marketing – UNISAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.