Na terça-feira, 5 de maio, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena, Campus São Joaquim, sediou o Fórum Diálogos e parcerias com o tema “Psicologia educacional: desafios e perspectivas”.
A palestrante, Mariana dos Santos Pinto Gonzaga, aceitou o desafio de falar aos alunos sobre uma área tão expansiva que é a da psicologia.
Ela é graduada em Psicologia e pós-graduada em Psicopedagogia e Psicomotricidade pelo UNISAL. Desde 2010, atua no setor público como Psicóloga Educacional e em consultório particular como Psicóloga e Psicopedagoga.
Durante a apresentação, ela falou sobre a experiência no mercado nos setores público e privado. “Os desafios que existem neste campo da Psicologia Escolar e a Educação Inclusiva dizem respeito à identidade do profissional dentro da escola, o entendimento e a compreensão da organização e as particularidades do trabalho do psicólogo, além das questões políticas e burocráticas que influenciam o ambiente escolar”, destaca Mariana.
Ela também ressaltou a importância da Psicologia Escolar como ferramenta facilitadora do desenvolvimento humano, desde que haja um constante aperfeiçoamento do profissional. “Embora já tenha pós-graduação, resolvi voltar para a faculdade, pois senti a necessidade de qualificação, por isso estou cursando Pedagogia,” revela a psicóloga.
Afinal, o psicólogo escolar tem um duplo desafio: ser aceito na escola e ser apoiado na organização de atividades preventivas que afetam o curso do desenvolvimento da criança.
O evento promovido pelo Serviço de Psicologia Aplicada do UNISAL aconteceu no Teatro São Joaquim. Além dos futuros psicólogos, também contou com a presença de alunos de vários cursos.
Comunicação e Marketing – UNISAL