UNISAL promove XXI Jornada Salesiana de Sexualidade

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Professores, Educadores, Estudantes participaram da XXI Jornada Salesiana de Sexualidade, realizada em 14 de maio, no UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Unidade Lorena, que teve como tema: “Educar para a Sexualidade: uma urgência para as escolas”.

Entre os mais de 600 inscritos, Leomar Ferreira de Lima, estudante de Teologia do UNISAL, Unidade São Paulo, Campus Pio XI, foi um dos que participou do evento. A intenção dele era refletir e aprofundar as principais problemáticas e os urgentes desafios em torno do tema da sexualidade humana. “Termino este ano minha Pós-Graduação em Educação Sexual. Eventos como esse são urgentes na atual sociedade, intolerante e que precisa de diálogo”, afirmou Leomar.

A Jornada foi aberta pela coordenadora do Observatório de Violência nas Escolas do UNISAL, Sônia Khoeler, responsável pela organização do evento. Em seguida, Padre Mario Bonatti, assessor salesiano do UNISAL, deixou uma mensagem de boas-vindas aos participantes em nome da direção da Unidade de Lorena e louvou a importância da discussão de um tema tão urgente por parte de uma instituição católica e acadêmica. Dom João Inácio Müller, bispo da Diocese de Lorena, apoiou-se em algumas passagens da Exortação Apostólica do Papa Francisco, A alegria do amor, para salientar a importância da educação sexual e de a Igreja e a sociedade tomarem a sério esse tema. Dom João Inácio parabenizou o UNISAL pela proposta e lembrou aos salesianos que, sendo educadores, devem estar na vanguarda de temas como o da educação sexual.

Ana Cristina Canosa (Coordenadora do Pós-Graduação em Educação Sexual do UNISAL), expôs a todos os participantes do evento a programação do dia. Situou a Jornada num processo que o UNISAL fará de incluir nas matrizes curriculares das Licenciaturas, a pedido da UNESCO, a disciplina “educação para a sexualidade”. Justificou, desta forma, o porquê de o evento ser realizado em Lorena, Unidade que concentra várias Licenciaturas do UNISAL.

Com mais de 25 anos à frente da diretoria do Instituto Kaplan, Maria Helena Brandão Vilela fez a conferência de abertura da Jornada. Maria Helena demonstrou a importância e o significado de a escola assumir-se como educadora para a sexualidade. O tema abordado por ela suscitou muito debate com os participantes. No período da tarde, houve uma mesa-redonda sobre temas que demonstram a urgência de se abordar o tema da sexualidade nas escolas: gênero/violência, diversidade sexual/exclusão e religião/intolerância. Dela participaram Paulo Rogério da C. Neves (EDGES-FEUSP), Lívia G. Toledo (CRP-SP), P. Ronaldo Zacharias (UNISAL). Os temas abordados pelos três convidados suscitou um debate muito instigador.

O evento foi fechado pela palestra de Ana Cristina Canosa. Com mais de 20 anos de experiência na área, Ana abordou o tema da formação dos educadores. Serviu-se dos pilares propostos pela UNESCO para a educação do futuro para provocar a comunidade educativa a formar-se nesta área, a acreditar nela e a ter a coragem de enfrentar temas tão importantes e candentes para a educação.

Comunicação e Marketing – UNISAL

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: