Vem-Crê-Ser promove palestras sobre costumes e gastronomia brasileira

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Em setembro, as crianças e adolescentes da oficina de culinária do Vem-Crê-Ser/CCA Dom Bosco, do Centro Juvenil Salesiano do Alto da Lapa, em São Paulo, participaram de vivências diferenciadas com convidados especiais. Entraram em pauta os costumes e as comidas típicas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

O primeiro estado apresentado foi Minas Gerais e Fabiana Cordeiro, colaboradora do Centro Juvenil Salesiano, do setor administrativo, falou sobre o preparo dos pratos mineiros. Sua apresentação deixou as turmas impressionadas com a sequência necessária dos ingredientes para se ter uma deliciosa comida típica. Segundo Edina Cristina, assistente de coordenação do Vem-Crê-Ser, as crianças perceberam o quanto Minas é rica em detalhes e o quanto dos alimentos dessa culinária existem em nosso dia a dia. A região Sul foi representada por Antonio Crestani, administrador do Centro Juvenil. Ele falou com propriedade sobre os costumes do Paraná, apresentou produtos relacionados à região e as crianças e adolescentes puderam conhecer, manusear produtos e sentir aromas de erva mate, cuia e bomba. Com vídeos de dança, eles apreciaram a cultura e uma criança que é dessa região trocou muitas informações e experiência com o mediador.

Para falar sobre o Nordeste, a garotada contou com a presença de Fernanda Andrade, enfermeira que mora em Feira de Santana, na região norte da Bahia. Surgiram perguntas além do que estava no roteiro! A convidada falou de um dos lugares históricos de Salvador, o Mercado Modelo, que é aberto para visitação. Uma curiosidade que chamou a atenção foi que os escravos eram aprisionados no subsolo e morriam quando a maré subia. Segundo ela, o sentimento ao entrar no local é muito ruim, pois relembra uma época sombria da escravidão.

Durante a roda de conversa, diversos pratos da culinária baiana foram lembrados, entre eles o acarajé ,o abará, o cuscuz, o beiju, também conhecida como tapioca. Os participantes ficaram impressionados com as histórias e as vestimentas baianas. “Foi uma experiência grandiosa para as crianças e adolescentes que puderam conhecer as regiões através de pessoas que viveram e vivem essa diversidade da cultura brasileira”, comenta Edina Cristina.

Vanusa Santos – Paradigma Assessoria de Comunicação

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: