Laura Meozzi

Início do processo: 9 – 10-1986
Venerável: 27 – 06 –  2011

Laura nasce em Florença (Itália) aos 5 de janeiro de 1874 de Alessandro e Angela Mazzoni, uma família rica e nobre sobretudo pelas virtudes cristãs. Bem cedo a família se transfere para Roma, onde Laura cursa medicina. Em 1898 torna-se religiosa salesiana e trabalha sobretudo na Sicília, até 1921, quando é escolhida para chefiar as primeiras irmãs que vão para a Polônia. Por entre os acontecimentos e misérias da Segunda Guerra Mundial em toda a Europa setentrional, a `pequena madre` viveu toda uma história de coragem e amor.

Laura rezava muito. Quando o diretor espiritual, um salesiano, lhe disse que Deus a chamava para ser religiosa de Dom Bosco, passou noites inteiras em oração. Para obter uma `grande graça` para o seu colégio, ficou na capela durante oito horas seguidas. A sua atividade foi incessante. Embora na maior pobreza, abriu casas para todas as necessidades: começou com asilos para crianças órfãs e abandonadas; depois vieram as meninas, as escolas, as oficinas, as postulantes, as noviças, as irmãs…, os refugiados, os perseguidos, os doentes, os desertores. A Madre Laura conseguia confortar a todos.

Ao mesmo tempo rezava e sofria. Viveu a longa agonia e o martírio da Polônia nos anos de 1938 a 1945. A quem lhe perguntava: `Não sente saudades da Itália?`, respondia: `Tenho duas pátrias: a Itália e a Polônia; e não sei dizer a qual das duas eu queira mais bem`. De Wilmo tiveram de sair as religiosas com os 104 meninos em trem especial. Mas, escondidos, havia muitos mais, não autorizados. A Madre dissera `sim` a todos!

A Inspetora salesiana estava preocupada: poderia ser fuzilada. `Não se preocupe, eu rezarei!`. As orações e a viagem duraram 16 dias! Finda a guerra, foi necessário abandonar os territórios das que se haviam tornado repúblicas soviéticas, e recomeçar tudo novamente: a Madre Laura reiniciou bem doze casas. Em Pogrzebien, num velho castelo que os nazistas utilizavam para exterminar mulheres e crianças… renasceu o noviciado. Em todos os lugares retornou o entusiasmo, a alegria e o sorriso. Só a Madre Laura sentia-se cada vez mais exausta: assistida pelas irmãs e apoiada pelas orações de todos, faleceu no dia 30 de agosto de 1951.

sdb.org

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: