Simão Srugi

Início do Processo:11 – 5 – 1964

Venerável: 2 – 4 – 1993

Simão Srugi nasceu em Nazaré no dia 27 de junho de 1877, último de dez filhos. Com apenas três anos, em poucos meses, perdeu o pai e a mãe, e foi confiado à avó. Em 1888 entrou no orfanato católico de Belém, dirigido pelo P. Belloni. Este padre muito afinado com Dom Bosco, sob conselho do Papa, tornou-se salesiano em 1891, entregando suas obras à Congregação.

Simão viu-se tão bem ali que, aos 16 anos, pediu para ser salesiano. Foi enviado ao Oratório e Escola Agrícola de Beit Gemàl, aonde completou os estudos e fez o noviciado consagrando-se salesiano coadjutor. Ali passará toda a sua vida, trabalhando incansavelmente por cinqüenta anos.

Desenvolveu muitas atividades e com muito amor! É o mestre de escola de muitos pequenos muçulmanos que o chamam de “Mu’allem Srugi”, e que dizem dele: “É bom como uma taça de mel”. Trabalha como moleiro, e os agricultores de toda a região levam-lhe o trigo para moer; dirige todo o movimento com justiça e serenidade.

É enfermeiro. E como não há medico na região, os doentes de umas cinqüenta aldeias acorrerem a ele, quase sempre gente pobre. É como o bom samaritano narrado por Jesus: tem piedade por todos os desventurados, limpa-os, cura-os, trata-os com delicadeza falando-lhes de Jesus e de Maria.

Os doentes dizem: “Os outros médicos não têm as mãos abençoadas do senhor Srugi, suas mãos têm o poder e a doçura de Alá”. É tão gentil e delicado que os muçulmanos afirmam: “Depois de Alá, existe Srugi”. Dom Bosco queria que seus coadjutores estivessem com o povo e que a ele levassem o evangelho através da ação e da oração. Às vezes, muitos vêm para que ele lhes imponha as mãos, as mães apresentam-lhe suas crianças para que as abençoe. Vai-se a ele porque em alguma aldeia estourou uma briga: ele se faz de árbitro e de agente de paz. Todos sentem que Srugi comunica-se com Deus seriamente.

Nutre-se de Eucaristia e de Evangelho. O tempo livre é passado diante do Santíssimo. Quanto, em 1908, o P. Rua visitou a casa de Beit Gemàl, disse: “Acompanhem-no bem, registrem suas palavras e suas ações, porque se trata de um santo”.

Morreu consumado pelo trabalho e pela malária no dia 27 de novembro de 1943, aos 66 anos. Os funerais foram uma apoteose. O seu humilde caixão repousa em Beitgemal junto à tumba gloriosa de Santo Estevão. Foi declarado venerável no dia 2 de abril de 1993.

sdb.org

 

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: