VII ENEL reflete sobre identidade e desafios da escola salesiana

Entre os dias 16 e 18 de maio, a RSE realizou em Brasília-DF, no Hotel Kubitschek Plaza, o VII Encontro Nacional de Ecônomos Locais da Rede Salesiana de Escolas com o tema “Identidade e missão da Escola Católica Salesiana em consonância com a economia”. Estiveram presentes cerca de 100 pessoas, entre ecônomos (administradores) locais e inspetoriais, além das gestoras dos seis polos regionais da RSE.

Ao longo de três dias com palestras, mesa-redonda, informações, orientações e partilhas de experiências, o VII ENEL buscou “alinhar concepções sobre a identidade e gestão administrativa da escola católica salesiana”, “compreender o cenário econômico e sua implicação para a educação”, “refletir sobre o sentido da economia no carisma salesiano” e “apropriar-se de algumas leis que exigem adequações escolares”.

Também foram objetivos do encontro “conhecer e contribuir no processo de reelaboração do documento PEPS”, “sintonizar-se com os processos e procedimentos da RSE/RSB/EDEBÊ”, “conhecer os processos de preparação para o IV ESA”, “partilhar o processo da Campanha de Marketing para as matrículas” e “refletir sobre as potencialidades das tecnologias na educação salesiana”.

Programação intensa
O evento teve início na segunda-feira, 16, com recepção aos participantes pela Equipe da RSE e oração de abertura realizada pelos diretores-executivos da RSE, Ir. Adair Sberga e Pe. José Adão Silva, seguida pela acolhida realizada pelo diretor-executivo da RSB, Pe. José Marinoni.

A palestra de abertura, “Cenário Econômico: desafios e oportunidades para a educação”, foi realizada por Everton Santos, economista do Banco Santander. Em seguida, Irmã Adair Sberga falou sobre o tema “Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova, ressonâncias do Congresso Mundial da Educação Católica”, Tatiana Kelly Lima abordou o tema “Edebê e prospecção” e Edevaldo Gaudêncio falou sobre “tecnologia, inovação e implantação”, com foco no Material Didático da Edebê adotado pelas escolas da RSE.

No segundo dia, após missa presidida pelo Pe. Jefferson Luís Santos, a Ir. Vilma Tallone, ecônoma geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), palestrou sobre “O sentido da economia no carisma salesiano”, abordando a importância de que os administradores e ecônomos compreendam a gestão não só como um modo de agir, mas um modo de ser, que implica uma atuação tanto pessoal quanto comunitária que pede a motivação e as competências individuais e das equipes. Frisou também que o patrimônio financeiro deve estar a serviço da missão, isto é, da atenção aos jovens necessitados, pois não é salesiano ficar conservando o capital. Como dizia Dom Bosco: “Conservar para acumular fecha a mão à Providência”.

O dia seguiu com uma mesa-redonda na qual os participantes puderam refletir sobre “a lei da filantropia”, “a lei da inclusão da pessoa com deficiência na escola”, “a lei anti-bullying”, “a dignidade da pessoa humana e as pessoas com deficiência”, entre outros. Também entraram na pauta do dia temas como “Centro Salesiano de Formação”, na palestra de Ana Paula Costa e Silva; “Projeto Educativo Pastoral Salesiano: apresentação de conceitos, estrutura e metodologia de construção colegiada do PEPS”, com Antônio Boeing e Mércia Procópio; “gestão acadêmica”, com o Pe. José Adão Silva e Edevaldo Gaudêncio; e a “Proposta para garantir a receita da escola”, apresentada por Agnaldo Lima Jr., representante do Banco Santander.

Encerramento
Nessa quarta-feira, 18, o ENEL retomou as atividades discutindo o IV ESA, com a Ir. Adair Sberga, “As tecnologias digitais e as perspectivas para a educação”, em momento conduzido por Ana Paula Costa e Silva, em que apresentou o vídeo gravado por Gregory Whitby que aborda as mudanças que as escolas são convidadas a fazer a partir da revolução da tecnologia. Em seguida, a Irmã Márcia Koffermann partilhou o processo de escolha da nova Campanha de Matrículas da Rede Salesiana de Escolas e os projetos que estão sendo desenvolvidos pela RESCOM.
O VII ENEL encerrou-se com a partilha de experiências bem-sucedidas dos ecônomos locais das escolas e avaliação do encontro. O evento ocorreu dentro de um clima de muita harmonia, abertura e desejo de inovar. As palestras e colocações renovaram o desejo dos ecônomos de serem “administradores da esperança”, frente aos desafios que todos enfrentam devido à realidade política e econômica do Brasil. Pelas avaliações, percebe-se que os participantes saíram bastante satisfeitos e consideram que o encontro foi bem organizado e seus objetivos foram atendidos.

Ana Cosenza – Assessoria de Imprensa RSE

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: