Vocação à vida consagrada é dom, é serviço, é experiência profunda de Deus

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Comecemos pelo óbvio: um consagrado não cai do céu pronto! É interessante perceber como a vocação à vida religiosa, no imaginário popular, é cercada de variados mitos e fantasias. Talvez, parte disto, seja por conta de uma forte influência da literatura, das novelas e dos filmes que, em grande medida, procuram acenar mais para os aspectos dramáticos e polêmicos que o cotidiano, a verdadeira mística e a missão desta forma de investir a vida… Obviamente, sob o intuito de dar maior emoção às suas tramas.

Em poucas palavras, ser um consagrado consiste em viver uma resposta diária, corajosa e alegre de amor à pessoa de Jesus Cristo: a busca de Deus é a busca da alegria; e o encontro com Ele é a própria alegria. Consagrar a própria vida a Deus é radicalizar a vocação que todo cristão recebeu no dia do batismo: o chamado a viver a santidade, num binômio inseparável: o amor a Deus e às pessoas.

Deste modo, cada congregação religiosa, conforme o carisma que a configura, compromete-se de forma muito generosa na construção de um mundo mais humano, bonito e cheio de vida. São pessoas que optaram por viver em comunidades, partilhando a vida na oração diária, no trabalho e nos desafios da vivência do anúncio do Evangelho ao mundo. Desde a sua primeira profissão religiosa o consagrado se oferece a Deus para caminhar no seguimento de Cristo e trabalhar com Ele na construção do Reino. E o carisma salesiano é marcado por um dom muito especial de Deus: a predileção pelos jovens. E pelo bem e salvação desta porção da sociedade, o salesiano oferece generosamente tempo, criatividade, dotes pessoais e saúde.

Os salesianos, na busca da fidelidade ao carisma de Dom Bosco, formam uma comunidade de batizados que, dóceis à voz do Espírito, intentam realizar, numa forma específica de vida religiosa, o projeto apostólico do fundador: “ser na Igreja sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres”. E no cumprimento desta missão encontra-se o caminho da santificação de seus membros. Este tesouro deve ser conhecido, amado e assumido por mais pessoas. Será que Deus não o chama também? Pense nisso! Se você já pensou e quer saber mais, fale com um salesiano que você conheça. Partilhe esta sua curiosidade. Ele certamente o ajudará entender melhor estas inquietações e, quem sabe, indicará algumas pistas interessantes para você se aprofundar sobre qual caminho Deus o chama para segui-lo.

Pe. Tiago Eliomar, SDB – Coordenador do Serviço de Animação Vocacional

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: