XIII Encontro Nacional da RSE discute Educação e Novas Tecnologias

Realizado nos dias 27 a 29 de abril em Aparecida, SP, o XIII ENARSE reúne representantes de mais de 100 escolas de todo o país, e tem como objetivo fundamentar o posicionamento da Rede diante das novas tecnologias.

Com o tema “Educação e Novas Tecnologias” e o objetivo de fundamentar o posicionamento da Rede Salesiana de Escolas (RSE) diante das inovações tecnológicas atuais, educadores de todo o Brasil participam nos próximos dias 27 a 29 de abril, do XIII Encontro Nacional da RSE (XIII ENARSE). O evento será realizado no Santuário Nacional de Aparecida, SP, e reunirá cerca de 200 pessoas, entre diretores das mais de 100 unidades da Rede em todo o país, animadores e gestores dos seis polos regionais, e coordenadores, assessores e diretores nacionais da RSE.

Sobre a importância do ENARSE, irmã Adair Sberga, que compõe a Diretoria Executiva da RSE juntamente com o padre Nivaldo Luiz Pessinatti, ressalta: “Queremos dar voz aos diretores e avaliar com eles todos os nossos processos educacionais; queremos que todos se sintam protagonistas dessa construção conjunta”. Padre Pessinatti concorda: “Este encontro anual da Rede Salesiana de Escolas, em sua XIII edição, representa um grande fórum das comunidades educativas que concretizam localmente o projeto educativo pastoral salesiano”.

Novas tecnologias

O objetivo deste XIII ENARSE é fundamentar o posicionamento da RSE diante das novas tecnologias, tendo em vista principalmente o Material Didático Digital – que começou a ser utilizado na Rede em 2014 será totalmente implantado no ensino fundamental II e ensino médio até 2016.

“Nesta edição, de modo especial, os diretores da RSE poderão aprofundar o entendimento dos desafios apresentados pela inovação digital; ao mesmo tempo, avaliar os encaminhamentos e os atuais cenários educativos”, explica padre Nivaldo Pessinatti. Para ele, o XIII ENARSE manterá a característica dos encontros nacionais da Rede, de ser um espaço tanto para avaliação do presente, como de projeção das ações futuras, de maneira colaborativa e compartilhada. “É importante salientar que a dimensão celebrativa e a renovação do entusiasmo diante da vida são condimentos indispensáveis neste evento”, completa.

Programação

O primeiro dia do XIII ENARSE será dedicado ao aprofundamento das temáticas centrais do encontro. Na parte da manhã, “O Plano Nacional de Educação e seus impactos nos diversos sistemas escolares” será o tema da palestra da Profa. Dra. Guiomar Nanno de Mello. No período da tarde, a Profa. Dra. Luciana Allan falará aos participantes sobre “A Educação 3.0 e os recursos educacionais emergentes”. O terceiro tema de discussão será: “Escola Salesiana em Pastoral: luzes a partir dos documentos da Igreja”, conduzido pelo Prof. Antônio Boeing.

No dia 28, os participantes terão a oportunidade de partilhar experiências e socializar projetos de sucesso. No início da tarde, em plenário, será iniciada a construção coletiva de processos estratégicos para a RSE. O XIII ENARSE terá espaço também para a apresentação e a discussão dos projetos nacionais que estão em implementação e consolidação, tais como: Plataforma de Gestão Acadêmica, Centro Salesiano de Formação e Material Didático Digital.

Bicentenário

Cabe ressaltar que, às 20hs, será lançado oficialmente pelos Correios, o Selo Comemorativo do Bicentenário de Dom Bosco, em cerimônia realizada no Hotel Rainha do Brasil, em Aparecida. O selo é uma da ações oficiais da Rede Salesiana Brasil para celebrar os 200 anos de nascimento do fundador da Família Salesiana, São João Bosco.

Em 29 de abril, a revisão e a partilha dos processos estratégicos dos polos da RSE encerra o XIII ENARSE. A Rede Salesiana de Escolas é organizada em seis polos regionais, com sedes em Porto Alegre-RS, São Paulo-SP, Campo Grande-MS, Belo Horizonte-MG, Recife-PE e Manaus-AM.

Imprensa – Rede Salesiana de Escolas

Os Salesianos em SP

Nós, Salesianos de Dom Bosco, somos uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Em qualquer lugar trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens, através da educação e da evangelização que está no centro do nosso compromisso.

Mais recentes no site

Estão lendo agora em nosso site: