Abrigo Dom Bosco

O Abrigo Dom Bosco iniciou suas atividades em 23 de fevereiro de 2001, no bairro de Campos Elíseos, região central da cidade de São Paulo. O seu objetivo é atender pessoas que trabalham no mundo do emprego informal, especialmente os catadores de materiais recicláveis que, algumas vezes, usam carroças como ferramenta de trabalho e também como seu dormitório.

O Abrigo busca promover a autonomia dessas pessoas e a saída qualificada das ruas, retornando às famílias ou à moradia autônoma com geração de renda formal ou informal. Estas pessoas exercem um trabalho de relevância social e ambiental para a cidade, mas marcado por condições insalubres, perigosas, penosas e de baixa remuneração. Este apoio concreto visa a promoção, o acesso à moradia, o trabalho e evita a intermediação do atravessador na venda dos materiais coletados. O serviço funciona 24 horas por dia, com capacidade de atendimento para 55 moradores, tanto homens quanto mulheres.

Além disso, a equipe de colaboradores oferece oportunidades de autocuidado, como banho, descanso (sala de TV), dormitório, atendimento técnico, oficinas socioeducativas, orientações individuais e coletivas. Os conviventes recebem café da manhã e lanche noturno diariamente, lavam suas roupas, fazem suas refeições e, além do acolhimento, são preparados para o mercado de trabalho através das oficinas de reciclagem, cooperativas e associações, e orientações de acesso aos documentos pessoais.

O Abrigo também possui canil, acolhendo os animais de estimação dos catadores, visto a importância e o vínculo que os moradores têm com seus companheiros pets. Outro diferencial é o estacionamento oferecido para as carroças com espaços demarcados, e a parceria com estabelecimentos da região que procuram e apoiam os seus trabalhos.