E se eu fosse Salesiano ?

Deus tem um chamado para cada um de nós. Recebemos esta vocação no dia em que fomos batizados e enviados para anunciar o Reino de Deus.
Porém, a forma como faremos isso depende do chamado específico que recebemos. São João Bosco, padre da Arquidiocese de Turim, no século XIX, sentiu um chamado profundo de Deus para trabalhar pela juventude por meio da educação e da evangelização, promovendo os jovens para serem bons cristãos e honestos cidadãos.
A Família Salesiana busca prolongar a ação e a missão de São João Bosco no mundo, nos dias atuais, saindo ao encontro dos jovens, especialmente os mais necessitados.
Você também pode fazer parte desta Família e entregar a sua vida pela Salvação da Juventude, tornando-se um salesiano consagrado, padre ou irmão. Basta entrar em contato conosco e iniciar seu caminho de discernimento vocacional.
A seguir respondemos algumas perguntas que podem surgir nessa etapa:
Salesianos de Dom Bosco é o nome da congregação fundada por São João Bosco, Pai e Mestre da Juventude, que viveu na Itália no século XIX, mas que espalhou seu trabalho para os jovens por todo o mundo, para o bem da Igreja e a glória de Deus. A palavra “salesianos” deriva de São Francisco de Sales, escolhido por Dom Bosco como patrono de sua sociedade (congregação) pelo exemplo de humanidade e santidade, sobretudo por suas práticas de caridade.
Dom Bosco desenvolveu sua obra na segunda metade do século XIX, na Itália. Criou colégios, paróquias, oratórios, escolas profissionais, com uma única preocupação: a educação e evangelização da juventude, sobretudo, a mais pobre e abandonada. A motivação profunda de Dom Bosco era a convicção de que Deus quer o bem de todas as pessoas, quer a salvação de todos. Deus é o bom pastor que cuida carinhosamente de cada uma de suas ovelhas, tendo especial carinho por aquelas mais fracas e em situação de risco. Inspirado em Dom Bosco e motivado por ele, nasceu um vasto movimento de pessoas com um único objetivo: trabalhar pelo bem de todos, sobretudo, os jovens mais pobres e abandonados.
Para tornar-se um salesiano consagrado (irmão ou sacerdote) é necessário passar por um processo de discernimento vocacional, que envolve encontros com outros vocacionados, experiência comunitária e acompanhamento religioso e psicológico
Normalmente o processo de discernimento vocacional tem duração de, aproximadamente, um ano, mas pode ser antecipado ou prorrogado de acordo com as decisões da Congregação ou com opções pessoais dos jovens vocacionados.
Após o período de discernimento vocacional e aceitação do jovem vocacionado pela Congregação, inicia-se o período as etapas de formação dos Salesianos. Em cada etapa, o jovem vocacionado residirá em uma casa salesiana diferente, sendo a primeira delas o Aspirantado Salesiano, em Pindamonhangaba. As demais casas podem ser conhecidas assistindo ao vídeo sobre as etapas de formação de um salesiano e nas páginas específicas sobre cada etapa formativa.
Sim! A outra forma de tornar-se um salesiano consagrado é formar-se um “salesiano coadjutor” ou “salesiano irmão”, como é mais conhecido no Brasil. O salesiano irmão vive a vocação e a espiritualidade salesiana da mesma forma que os sacerdotes, passando pelas etapas formativas e realizando os votos de probreza, castidade e obediência, professando perpetuamente sua fé ao final do período formativo e se dedicando de modo especial aos jovens. Porém, como não são ordenados, não possuem poderes para conceder os sacramentos e consagrar a Eucaristia.
A missão salesiana tem como aspecto principal a educação, mas os campos de atuação não se restringem às escolas. Pelo contrário, há um forte trabalho nas áreas de ação social, ensino superior e paróquias, além de serviços transversais em dimensões ligadas à Pastoral Juvenil Salesiana como as dimensões Vocacional, Missionária, Comunicação e o trabalho direto com os grupos juvenis salesianos, por meio da Articulação da Juventude Salesiana, a AJS.
Sim. Dom Bosco, junto com Madre Mazzarello, fundou a congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, também chamadas salesianas, que comungam do mesmo carisma e atuam de forma conjunta com os Salesianos de Dom Bosco. Também é possível ingressar em outras congregações religiosas e grupos que foram criadas baseadas no carisma salesiano e que, hoje, fazem parte do que chamamos Família Salesiana.
Sim, além dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora, Dom Bosco fundou a Associação dos Salesianos Cooperadores, destinada a leigos, solteiros ou casados, que se comprometem publicamente a viver o carisma e a espiritualidade salesiana em suas vidas cotidianas, auxiliando também nos trabalhos de educação e evangelização da juventude. Com o passar do tempo, mais congregações e grupos que partilham do mesmo carisma surgiram, ampliando o que chamamos de Família Salesiana.