ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Cuidados

A acolhida é um dos primeiros cuidados diários que temos com todos os atendidos, famílias e visitantes a cada momento de chegada em nossa instituição, visando o seu bem estar. Os momentos de cuidado se estendem para as refeições e os momentos de higiene com o corpo.

Cidadania e Valores Humanos

Estas oficinas proporcionam momentos de construção e reconstrução de valores essenciais para a capacidade de ampliação da consciência de seus direitos e deveres na sociedade, contribuindo para a formação humana e cidadã. Por meio das rodas de conversa, da inclusão digital e das palestras em parcerias com as universidades e a rede sócio assistencial do município.

Atividades de Artes

As oficinas artes estimulam a aptidão artística e a desenvoltura social por meio do artesanato, pinturas, teatro, música, dança e origami. Valorizando as habilidades, competências e a liberdade de criação individual e coletiva.

Atividades de Cultura

As oficinas de cultura propociona aprendizado de saberes, de experimentação de práticas e reprodução de informações, descobertas e autodescobertas. Criando oportunidades de invenção, de contato com o novo e de inovação por meio das oficinas de violão, percussão, canto, danças urbanas, contemporaneas, dança do ventre e capoeira. Contamos com a parceria da Secretaria da Cultura de Araraquara na realização destas atividades, com os profissionais de cada modalidade cultural.

Atividades de Esporte e Recreação

Estas atividades possibilitarão aos usuários o desenvolvimento da capacidade física, cognitiva, psicológica e afetiva, contribuindo para sua formação cidadã. Além de promover o desenvolvimento de valores como disciplina, integridade e honestidade, coragem e trabalho em equipe. São oferecidas momentos de recreação e lazer no pátio, playground, espaço verde, na sala de jogos com as mesas de ping pong, tamancobol, pebolim, dama, xaderex, dominó e futebol de botão.

Presença Das Famílias Na Obra Social

A presença das famílias na obra social favorecem momentos de convivência e fortalecimento de vínculos por meio de reflexões e diálogo sobre as políticas públicas, cidadania e temas transversais. Estes momentos se dão através dos encontros, confraternizações, escutas individuais e encontros rápidos para distribuição de doações. As crianças e adolescentes tem a oportunidade de realizar apresentações culturais para seus familiares, mostrando assim o resultado das aprendizagens adquiridas nas oficinas que desenvolvem no dia a dia. Como tradição  fazemos o momento de partilha de um lanche e sorteios de brindes para as famílias.

Ações Durante a Pandemia

Durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia do covid-19, muitas ações foram desenvolvidas como forma de acompanhar e assistir as vulnerabilidades das crianças, adolescentes e suas famílias. Contamos com parcerias da rede municipal de Araraquara, da Inspetoria Salesiana de São Paulo e dos parceiros da comunidade local. Para que conseguíssemos realizar as distribuições de cestas básicas, kits de hortifrútis, pães, guloseimas, kit de material pedagógico, cobertores, toucas e produtos de higiene e limpeza.