Instituto Dom Bosco: O Minhocário da Vila
27/06/2023CCA’S e NCI promovem integração prática no mês de Junho
28/06/2023No dia 25 de maio de 2023 no Centro Social Bom Parto, ocorreu o Encontro GT CEDESP. Representando o Instituto Dom Bosco, estiveram: Carlos Nambu e a gerente Rosana Ferreira.
O CEDESP comemora em 2023, 30 anos de ações efetivas em prol dos jovens e adultos. A reunião teve como objetivo a integração dos representantes, dentre muitos novos coordenadores, com resgate histórico e os marcos legais do serviço e a reflexão de fortalezas, desafios, instâncias e priorizações, com vistas a atualização das metas para o CEDESP. O GT discutiu também estratégias de divulgação do serviço para conhecimento da sociedade e o seu impacto na inclusão do mundo do trabalho, além de evento comemorativo dos 30 anos.
Cabe resgatar que após anos de luta, a normatização do CEDESP foi concretizada e oficializada no dia 23 de junho de 2020, por meio da Resolução COMAS-SP nº 1588/2020, à época o colaborador Carlos Nambu estava como Presidente do Conselho Municipal de Assistência de Assistência Social de São Paulo.
Atualmente o serviço atua como modalidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, mas requer ainda muita luta para o seu efetivo reconhecimento como parte integrante da Rede SUAS, o que mantém unido o grupo buscando a sua unidade, atualização e fortalecimento do CEDESP como Política Pública.
Encontros Regionais de Orientações
CONSEAS – Conselho Estadual de Assistência Social
13ª Conferência Estadual de Assistência Social de São Paulo
Foram realizados 22 Encontros Regionais do CONSEAS SP no Estado de São Paulo, com participação do colaborador Carlos Nambu, representante do Instituto Dom Bosco no Conselho, na mediação de 3 Encontros Regionais:
- 29 de Maio de 2023 – São José dos Campos – Centro de Formação do Educador – Av. Olivo Gomes, 250 – Santana.
- 31 de Maio de 2023 – São José do Rio Preto – Teatro Paulo Moura – Av. Duque de Caxias, 3900 – Jd. Seixas.
- 02 de Maio de 2023 – Presidente Prudente – Fundação INOVA Prudente – Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli, 2700 – Jd. Itaipú.
Participaram dos eventos, representantes de Conselhos Municipais de Assistência Social, Gestores Municipais da Assistência Social, Representantes dos Segmentos de Entidades, Trabalhadores e Usuários do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, representantes das DRADS – Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, representantes dos COEGEMAS – Colegiados Estaduais de Gestores Municipais de Assistência Social, Secretaria Executiva e Conselheiros(as) do CONSEAS – Conselho Estadual de Assistência Social.
Os Encontros Regionais fazem parte de um processo preparatório e orientativo dos 5 Eixos da 13ª Conferência Nacional de Assistência Social, 13ª Conferência Estadual de Assistência Social e das 645 Conferências Municipais de Assistência Social, que terão como Tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos!” e os Eixos a seguir:
- Eixo 1 – Financiamento: Financiamento e orçamento de natureza obrigatória, como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país.
- Eixo 2 – Controle Social: Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas.
- Eixo 3 – Articulação entre segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?
- Eixo 4 – Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS.
- Eixo 5 – Benefício e transferência de renda: A importância dos benefícios
socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
Todos os Eixos foram apresentados pelos palestrantes da Empresa Contratada – Instituto Potencial, com abertura para debate, intervenção e mediação dos(as) Conselheiros(as) do CONSEAS – Conselho Estadual de Assistência Social.
O processo conferencial requer uma abertura democrática ao debate e disseminação de informações que propiciem a qualificação na realização das conferências municipais, possibilitando a construção de propostas a serem deliberadas nessas Conferências, que serão as diretrizes para Política de Assistência Social, além de ampliar a participação dos Usuários da Assistência Social, protagonistas dessa política, para o fortalecimento do SUAS – Sistema Único de Assistência Social, trazendo as suas histórias de vida e demandas para essa construção coletiva.
Contribuição de texto: Carlos Nambu