Jovens Aprendizes IDB são efetivados em empresas parceiras
03/08/2022Centro para Juventude no pódio em Campeonato FutArte
09/08/2022Entre as diversas atividades visitas técnicas, formações com equipe de profissionais, cine pipoca com as famílias e muita diversão
No mês de julho, o Centro para Criança e Adolescente CCA Programa Vida Melhor PROVIM, do Instituto Dom Bosco São Paulo, Unidade Bom Retiro, realizou a “Boscolândia”, uma série de atividades propostas para o mês de férias escolares. Entre elas: visita ao museu da energia, reflexão no cine pipoca com as famílias, formação com a Equipe de Bombeiros, aprendizados sobre a importância de cuidar da saúde bucal, muita diversão com brinquedos infláveis e jogos de conhecimento como: torta na cara e, muito mais. Confira abaixo.
Contação de histórias: Faniquito e Siricutico no Mosquito e A menina do barco de papel. Estes livros trouxeram histórias sobre convívio e a importância de ouvir, além de trazer os processos na construção dos sonhos. A atividade foi uma parceria da Bruna Miranda, Educadora, junto com Ângela Lopes, Responsável da Biblioteca na Unidade, que participou também do momento lúdico da contação com sombras. As crianças participaram ainda do resgate de músicas infantis, cantando. Ao final destas atividades, cada criança recebeu um livro para levar para casa.
Visitas: Visita no Jardim Oriental do Quartel do Comando da Polícia Militar PM de SP e Museu da Energia no Bom Retiro. “A visita foi incrível. Não imaginava que tinha um lugar tão legal!”, disse José Gustavo Rocha, Atendido do CCA PROVIM.
“As histórias contadas foram um grande estímulo à leitura, ao treino para a escuta e interpretação de texto. Como nossas crianças têm facilidade com isso quando estimuladas. A visita ao Jardim oriental ajudou-as a quebrar o estigmas em relação ao papel da polícia militar. Os policiais foram extremamente atenciosos e afetuosos com nossas crianças. À eles, nosso muito obrigado.”, acrescentou Ângela.
Reflexão: No dia 13, ao lembrar dos 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, o CCA PROVIM também fez a sua reflexão com os Educandos. O evento foi aberto com a apresentação das conquistas dos representantes de sala no primeiro semestre. Em seguida, uma roda de conversa mediada pelo educador Marcos Ribeiro mostrou para nossos atendidos qual a importância do Estatuto, que direitos ele garante, onde denunciar. O educador contou com a colaboração dos representantes de turma que elaboraram um roteiro muito significativo para esse bate-papo. Ao final do evento, a turma laranja cantou uma linda canção que fala dos direitos das crianças.
Formações: Durante todo o mês os Atendidos contaram com a formação sobre “Prevenção a Acidentes Doméstico”, as aulas foram ministradas pelo Cabo Artur Luiz Fabião Junior e o Soldado Ricardo Ferretti, do 2º Grupamento de Bombeiros da Polícia Militar do estado de São Paulo. A Doutora Rosângela Pimenta, Ginecologista, também bate um papo sobre Orientação Sexual com os adolescentes. Os representantes do CCA PROVIM, realizaram uma integração para os novos atendidos que chegaram.
Na prática: Medo de ir ao dentista? Não mais! Com as orientações, de forma lúdica, a Doutora Ana Cláudia Barbosa, dentista na Unidade, junto do José Marcílio, Educador, as crianças se divertiram no teatro. Lígia Ribeiro, Oficineira de Artesanato, produziu, junto com os jovens, a construção de cenários. João Paulo da Silva, que orienta a turma nas Aulas de Informática, entregou a Edição número 15 do Boletim CCA PROVIM – Um novo jeito de informar (confira aqui).
Com as famílias: Após o diálogo com as famílias realizado pela Doutora Monique Carvalho, Psicóloga na Unidade, surgiu o Encontro/Reunião com as Famílias – “CINE PIPOCA: Filme – “O Guia da Família Perfeita (2021, Netflix)” destinado aos pais, famílias e responsáveis dos educandos(as) do CCA PROVIM de modo presencial, na Sala de Multimídia do Instituto. Foram 11 famílias participantes. A proposta teve como finalidade proporcionar um ambiente seguro, acolhedor, de voz, escuta e partilha às famílias, para que pudessem descontrair e desacelerar em um momento de autocuidado e respiro assistindo a um filme, comendo pipoca e tomando refrigerante, sendo ouvidas em seus anseios, diferenças, semelhanças, sofrimentos, superações e dificuldades encontradas no cuidar e educar de seus filhos/em família.
“Este encontro foi bastante sensível, significativo e potente, de acordo com o olhar e relatos
trazidos pelas famílias participantes no dia, ao final, dando seus feedbacks, onde muitos se emocionaram ao tocarem em temas e questões delicados vivenciados por suas próprias famílias e que puderam ver retratados no filme, salientando que seria muito bom, importante e gostariam que pudessem ter mais momentos como esse de reflexão, de despertar, de troca e escuta para eles enquanto famílias, pois faz a diferença para se sentirem mais fortalecidos, pois percebem que também erram e falham na caminhada com seus filhos/família mas sempre por tentarem acertar e aprender e que se sentem culpados muitas vezes por não sentirem-se “bons o suficiente”, desconstruindo as fantasias de ‘famílias perfeitas’ ou da existência de guias a seguir, fórmulas mágicas e receitas rápidas do que e como fazerem para atingir esse ideal.”, disse Mônique.
Num primeiro momento assistimos ao filme completo todos juntos e em seguida, somado ao momento pipoca, foi possibilitada uma roda de conversa, repleta de sentidos, significados, anseios, afetos, dúvidas, culpas, medos, preocupações. partilha das diferentes realidades vivenciadas, identificações, escolhas em acertos e erros, superações, escuta, acolhimento, permitindo criarem e recriarem os laços entre pais e filhos/famílias. Ao final, foram realizadas algumas orientações, os assegurando de que sempre poderemos recalcular a rota quando necessário e que não estão sozinhos, podendo contar com auxílio profissional também nesse caminhar, disponibilizando dos serviços de psicologia do instituto.
De forma leve, foram debatidas temáticas levantadas pelas próprias famílias com base em suas vivências e realidades enfrentadas e também em identificações com traços das histórias abordadas pelos personagens/famílias diferentes retratadas no filme, havendo o despertar de assuntos como: mudanças marcadas pela transição infância-adolescência; gestão de inteligência emocional; baixa autoestima, falta de pertencimento; ansiedade entre outros assuntos.
Diversão e conhecimento: Gincana de conhecimentos gerais e para aqueles que não sabiam, ou erravam, torta na cara. Os jovens puderam divertir-se também com brinquedos infláveis e no Festival de Pião.
Além da formação lúdica, Doutora Ana, realizou uma Gincana, que envolveu todas as idades, a fim de incentivar a promoção da saúde bucal e conscientizá-los sobre a importância da prevenção para a saúde bucal e geral, e também de forma lúdica mostrar para os menores que não precisa ter medo de dentista.
“Durante o mês de julho realizamos atividades livres, deixei as crianças livres para expressarem da forma que quisessem por que devemos ter os cuidados preventivos para a saúde bucal. O resultado foi incrível e até fiquei surpresa com o quanto eles gostarem de fazer as atividades. Percebi que o trabalho com as palestras durante o semestre deixou todos bem conscientizados sobre esses cuidados. Nosso espaço para a gincana foi decorado com os trabalhos realizados pelos educandos, assim como
os materiais usados durante os circuitos. Ver a carinha deles admirando os seus trabalhos expostos foi tudo de mais fofo e gratificante. Enviei uma proposta com várias brincadeiras e pedi uma votação entre os educadores. As atividades da gincana contou com o boliche feito com garrafas recicladas e decoradas com as bactérias desenhadas e pintadas por eles, no qual o objetivo era derrubar as garrafas e eliminar as bactérias. O meu imenso agradecimento a todos os Educadores do CCA e colaboradores do IDB!!!”, declarou Ana.
Teve Jogo da velha, Passe o objeto e até mesmo fadinhas(os) animadores durante as gincanas. No final, foi entregue para todos os participantes kits de higiene bucal e instruções de cuidados bucais doados pela fundação ABRINQ.
“Achei a gincana muito legal, me diverti muito, e também gostei de ser escolhida para participar dessa gincana.”, disse Nadja Larissa, Educanda.
“Entendi a proposta da dinâmica, não podemos ficar sem escovar os dentes para que as bactérias não estraguem nossos dentes causando as doenças, e também entendi sobre evitar os doces”, disse o José Davi, Educando.
“A Gincana foi legal e interessante, principalmente para as crianças pequenas, porque nós aprendemos a forma correta de cuidar dos nossos dentes”, disse Sophia Ledres, Educanda.
Premiação Cinema e McDonald’s: O Instituto Dom Bosco, foi contemplado com ingressos para assistir o filme: Minions 2: A Origem de Gru no Cinemark e também com vale lanches do McDonald ‘s. A quantidade não atingiu o número de atendidos do serviço, portanto, foi realizada uma análise junto com os colaboradores das crianças e adolescentes que estavam presentes e participaram do momento de férias. Todas as crianças que não são contempladas, entram para o início da fila quando surgem novos passeios que não atingem o número de atendidos.
Durante o mês, foram comemorados com muito entusiasmo, os aniversariantes do mês! Viva!!!
–
“O programa de férias Boscolândia foi um sucesso! Com conscientização, reflexão, formações diversas, alegria, vivências, experiências, ufa, dá para fazer muita coisa em um mês. Agradeço a todos que participaram dessa iniciativa maravilhosa e que com certeza, nossos jovens levarão para a vida!”, concluiu Myrian Varallo, Gerente do CCA.