Celular na escola? Veja o que dizem os leitores da Revista Qualé
21/03/2024Páscoa IDB: Reflexão e a conquista de mais de mil e quinhentos ovos de chocolate doados pelo Instituto Cacau Show
01/04/2024No dia 22 de março, foi realizada na Sede do Bom Retiro a Parada Técnica do mês. A turma do Castelinho Cidade Ademar e Vila Paulistana, estiveram presentes na formação, além dos Educadores do Centro. A abertura foi feita pela Pastoral e, após algumas reflexões sobre sonhos, tema da estreia e também comemorativo do aniversário do Instituto, Irmão José Carloto (Zézo) manifestou: “Nada acontece fora da gente se ela não inicia dentro de nós!”. A seguir, o momento de formação com o tema: Sustentabilidade, foi guiado pela turma do Aliança Verde de Dom Bosco que convidou Diogenes Pereira, da empresa LOGA – Logística Ambiental de São Paulo S.A., responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de saúde da Região Noroeste da cidade mais populosa da América, São Paulo (com exceção da turma do CEDESP que participou da formação para os centros profissionais de aprendizagem elaborada pela Rede Salesiana Brasil).
Ao iniciar, Diogenes mostrou um vídeo de conscientização, revelando o pátio dos coletores, o trajeto e todas as dificuldades ao longo da retirada dos lixos, evidenciando a importância do descarte correto de cortantes e a separação dos resíduos entre orgânicos e recicláveis. Durante o vídeo uma das falas dos coletores a fim de desmistificar os estigmas, foi: “Lixeiro é quem faz lixo!”. A reciclagem ainda é um processo lento, enquanto o orgânico varia de 6 mil toneladas dia, o orgânico gera apenas 2 mil por mês.Diogenes explicou ainda como funciona todo o processo de transbordo, o processo realizado no aterro sanitário, mostrou os projetos da LOGA, explicou sobre a logística dos caminhões e mostrou os projetos de conscientização feitos pela empresa em locais públicos e privados. Na sequência o Educador abriu para perguntas, entre as dúvidas, a mais presente: Como descartar determinados materiais como o isopor, por exemplo, que: “Não era, tornou-se, agora não é novamente reciclável (…)”, disse Diogenes e completou: “(…) O que acontece é que tecnicamente tudo pode ser reciclado, desde que existam empresas que façam a compra.”. Para finalizar este momento a turma do Aliança realizou uma dinâmica de separação de resíduos, simulando os momentos de refeição no IDB. A turma ainda puxou a conscientização sobre a importância para a eliminação dos focos de dengue e, para finalizar, doaram mudas de Ipê Roxo, Ipê Branco, Ipê Rosa e Cedro para os todos.
Após o almoço, momento de informações com a Responsável do RH Laryssa Ferreira, que propôs ainda uma dinâmica de sonhos; onde os Educadores deveriam deixar cartas feitas para o “Eu”, do futuro. Ao final da tarde, pausa na reunião de equipes para as palmas para os aniversariantes do mês, inclusive para o próprio Instituto que comemorou 105 anos no dia 19 do mês. Após o momento, todos deram sequência aos planejamentos.