Conheça a Obra

O Centro de Educação Infantil Coração de Jesus foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1994 e está localizado na região central de São Paulo, no bairro dos Campos Elíseos.

A instituição tem por finalidade cuidar e educar crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, que moram nos arredores ou são filhos de trabalhadores do bairro. Em sua maioria, atende pessoas de baixa e média renda. Diversas iniciativas buscam desenvolver as crianças em suas habilidades e valores, com inspiração em Dom Bosco, no cuidado pelos mais novos e mais necessitados. É um espaço coletivo que contribui para a vivência da infância numa perspectiva de construção da identidade social e cultural integrando o cuidar e o educar, numa ação complementar à da família (cf.LDB nº 9.394/96).

No processo de construção de conhecimento as crianças utilizam diferentes linguagens. O trabalho realizado visa a segurança, alimentação, cultura, saúde e lazer, o desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas e afetivas, estimulando na criança a coordenação motora, a apropriação da capacidade de sentir, fazer, pensar e o uso da linguagem.

Graças a parcerias, os educandos plantam em horta própria; frequentam o Museu da Língua Portuguesa, onde ouvem histórias cantadas e participam de brincadeiras direcionadas; frequentam também o SESC Bom Retiro para ouvir histórias

e assistir peças teatrais; e, em parceria com a Unidade de Saúde Básica local, as crianças têm avaliação odontológica, tratamento dentário e vacinação no CEI. Além disso, há outras ações como os Aniversariantes do mês, que conta com a participação das famílias e da comunidade, e de ações pontuais, como as sacolinhas de Natal.