
Crianças e Adolescentes da Catequese Celebram a Via-Sacra
14/04/2025DOMINGO DE RAMOS
O Domingo de Ramos, com a procissão que lembra a entrada de Cristo em Jerusalém, teve início com um novo percurso que tradicionalmente saia do estacionamento ao lado da Capela. Nesse ano os fiéis todos participaram da bênção dos ramos na frente da réplica da Casa de Dom Bosco e, dali, saíram em uma grande procissão que foi até a quadra poliesportiva onde aconteceu a Missa de Ramos.




CELEBRAÇÃO DO PROVIM
Na quarta-feira santa as crianças e adolescentes do PROVIM, contra turno escolar, fizeram também a sua celebração recordando o Lava-pés e a Instituição da Eucaristia. Uma encenação ajudou na celebração desse significativo acontecimento da Semana Santa. O momento realizado com as turmas da manhã e da tarde, nos respectivos turnos foi concluído com um delicioso almoço e a distribuição das caixas de bombons (doação do Colégio Santa Teresinha), tudo tendo como cenário a réplica da Casa de Dom Bosco. Tudo ficou tão especial, que algumas crianças diziam: “parece que estamos num restaurante”.




MISSA DO LAVA-PÉS COM A COMUNIDADE
Na Quinta-feira Santa, a Instituição da Eucaristia e a cerimônia do Lava-pés, aconteceu de forma solene na quadra poliesportiva, para poder acomodar todos os fiéis. Para o momento em que o celebrante lava os pés dos discípulos, repetindo o gesto de Jesus e a lição de servir na Última Ceia, foram escolhidos profissionais que prestam os mais diferentes serviços na comunidade: catador de lixo reciclado, professora, dentista, bombeiro, policial militar e uma irmã religiosa, entre outros profissionais.



VIA SACRA ENTE PARÓQUIAS
Com um convite especial para os jovens, mas com grande participação de fiéis de todas as idades, as Paróquias de Sant’Anna, de Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Bom Sucesso, juntamente com a Comunidade Salesiana, se uniram para celebrar e recordar o caminho de Jesus em direção ao Calvário. Seguindo a Campanha da Fraternidade, as 14 estações da Via Sacra contemplaram o cuidado com a “Casa Comum”, como expressão de amor ao próximo, a exemplo do Amor de Jesus que entregou a sua vida pela humanidade. Tendo saído da Matriz do Bom Sucesso, a Via Sacra terminou em meio às belezas naturais da Obra Salesiana e em frente à réplica da Casa de Dom Bosco, onde Joãozinho Bosco viveu como camponês até os seus 14 anos. Pe. Agnaldo lembrou que “superando grandes dificuldades e sofrimentos, como Jesus no Calvário e na Cruz, o Santo dos Jovens tornou-se um vencedor ao doar-se pelo bem da juventude”.
Às 15h foi celebrada a tradicional adoração da Cruz, recordando o momento da Morte de Cristo.





RESSUSCITOU, ALELUIA!
A Vigília de Páscoa e a Ressurreição de Jesus foram celebradas solenemente na noite de Sábado. A celebração iniciada do lado de fora da quadra poliesportiva, com a bênção do fogo novo e o acendimento do Círio Pascal, iluminou a noite em que a Ressurreição de Cristo é celebrada com grande júbilo em toda a Igreja.
O grande número de fiéis, em torno de uns 450, acompanharam uma liturgia rica de símbolos e significados e, ao mesmo tempo, feita de recolhimento e explosão de alegria com a Proclamação da Páscoa de Jesus.



