Crianças da Obra Social se apresentam em evento da Secretaria Municipal de Assistência Social
18/03/2022Obra Social São João Bosco completa 113 anos em festa e aprendizado
29/06/2022A Obra Social São João Bosco realizou diversas ações para a conscientização sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas últimas semanas.
A data do dia 18 de maio foi escolhida para a campanha nacional de enfrentamento ao tema e o assunto foi abordado em várias esferas da Obra e com diferentes públicos: atendidos, colaboradores, famílias e comunidades ao redor de nossas unidades de atendimento.
A primeira ação foi realizada com os colaboradores em formação oferecida no dia 29 de abril. Os educadores da entidade puderam aprender mais sobre o tema para prepararem as atividades a serem desenvolvidas com as crianças, adolescentes e jovens.
Representantes da Obra também estiveram presentes na Escola Salesiana São José para falar aos colaboradores da escola sobre a importância do assunto e as formas de se combater essas violências.
Já na semana do evento, as unidades prepararam atividades bem diferentes com cada público. No dia 18, as unidades da Vila Taubaté – CEI Pref. Francisco Amaral e Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora -, foram às ruas para a caminhada de conscientização com a comunidade. Os atendidos estiveram presentes na ação e puderam aprender mais sobre a temática, além de ensinar o bairro a enfrentar as violências, abusos e explorações contra crianças e adolescentes.
No dia 19, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Vida Nova realizou uma ação de conscientização no Núcleo Dom Bosco com os atendidos.
E no dia 23, o coordenador, a assistente social e a estagiária do Núcleo São João Batista, localizado no Centro da cidade, estiveram presentes numa roda de conversa sobre o tema, organizada pelos centros de referência em assistência social que atendem a região e apoiada pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
É a Obra Social São João Bosco envolvida em ações para defender e garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes.
Sobre o 18 de maio
O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Campanha Faça Bonito
A proposta anual da campanha, que neste ano comemora o 22º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.
__________
Fonte: facabonito.org