18 de maio: ações movimentam a Obra Social

27/05/2022
Autor desconhecido

Dia do enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é abordado em diversas atividades na entidade

            A Obra Social São João Bosco realizou diversas ações para a conscientização sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes nas últimas semanas.

A data do dia 18 de maio foi escolhida para a campanha nacional de enfrentamento ao tema e o assunto foi abordado em várias esferas da Obra e com diferentes públicos: atendidos, colaboradores, famílias e comunidades ao redor de nossas unidades de atendimento.

A primeira ação foi realizada com os colaboradores em formação oferecida no dia 29 de abril. Os educadores da entidade puderam aprender mais sobre o tema para prepararem as atividades a serem desenvolvidas com as crianças, adolescentes e jovens.

Representantes da Obra também estiveram presentes na Escola Salesiana São José para falar aos colaboradores da escola sobre a importância do assunto e as formas de se combater essas violências.

Crianças e adolescentes das unidades de educação infantil e socioassistencial envolvidas na ação

Já na semana do evento, as unidades prepararam atividades bem diferentes com cada público. No dia 18, as unidades da Vila Taubaté – CEI Pref. Francisco Amaral e Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora -, foram às ruas para a caminhada de conscientização com a comunidade. Os atendidos estiveram presentes na ação e puderam aprender mais sobre a temática, além de ensinar o bairro a enfrentar as violências, abusos e explorações contra crianças e adolescentes.

No dia 19, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Vida Nova realizou uma ação de conscientização no Núcleo Dom Bosco com os atendidos.

Centro de Referência em Assistência Social realiza atividade de conscientização com atendidos do Núcleo Dom Bosco

E no dia 23, o coordenador, a assistente social e a estagiária do Núcleo São João Batista, localizado no Centro da cidade, estiveram presentes numa roda de conversa sobre o tema, organizada pelos centros de referência em assistência social que atendem a região e apoiada pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

É a Obra Social São João Bosco envolvida em ações para defender e garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes.

Ação realizada no bairro Vila Taubaté, com as unidades CEI Pref. Francisco Amaral e Núcleo N. Sra. Auxiliadora

Sobre o 18 de maio

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Crianças do CEI Pref. Francisco Amaral, Vila Taubaté, envolvidos na conscientização

Campanha Faça Bonito

A proposta anual da campanha, que neste ano comemora o 22º ano de mobilização, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.

“Faça Bonito”, campanha do dia 18 de maio, para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

__________

Fonte: facabonito.org

Notícias
Notícias relacionadas
09/11/2023
Exposição aberta ao público!
21/09/2022
Obra Social recebe o espetáculo “A doce valente”
06/05/2021
São Domingos Sávio: tão pequeno e tão santo