Unidades

|
Unidades
Unidades

Núcleo São João Batista – Sede Administrativa

Em 24 de junho de 1909, os salesianos inauguraram o prédio na Rua José Paulino como Externato São João, propondo-se a ajudar jovens meninos moradores de rua do centro de Campinas com um ofício e formação escolar, e embora tenha se consolidado como escola particular tradicional na década de 1970, incorporando o ensino misto na década de 90 e mantendo-se como particular até 1993, a partir de 1994, o Externato mudou sua proposta para atender crianças expostas à violência ou desprotegidas no centro da cidade, iniciando como albergue noturno para 20 jovens e, ao final daquele ano, já atendendo cerca de 120 no projeto socioeducativo além dos adolescentes do albergue; após 10 anos de trabalho social, o local foi renomeado como Obra Social São João Bosco, passando a oferecer desde 2007 cursos de qualificação profissional para adolescentes, jovens e adultos, visando inserção ou reinserção no mercado de trabalho, e desde 2016, também atende o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, buscando fortificar laços familiares e contribuir para o convívio interpessoal através da arte, do esporte e do lazer.

Localização

Rua General Câmara, 177, Centro – Campinas

Telefone

(19) 3733-1040

Horário de funcionamento

Segunda a sexta das 7h45 às 17h

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Idade: 6 a 14 anos

Número de atendidos: 120 Educandos

Serviço de Convivência Inclusivo e Intergeracional

Idade: A partir dos 15 anos

Número de atendidos: 300 Educandos

Unidades

CEI Dom Bosquinho

A unidade nasceu do desejo da Obra Social São João Bosco em auxiliar as famílias que trabalham no comércio da região Central de Campinas e em outras áreas mais distantes e que precisavam sair muito cedo de casa, não tendo condições de deixar suas crianças nas creches dos bairros em que residem devido à dificuldade com o horário. Desta forma, são oriundos de bairros diversos de Campinas, sendo que muitos utilizam o transporte urbano para chegarem à escola.
O trabalho na Educação Infantil veio complementar a ação educativa que já se realizava com crianças, adolescentes e jovens a partir dos seis anos de idade, mostrando que educando para os valores desde a mais tenra idade colhem-se muitos bons frutos por toda a vida!

Localização

Rua José Paulino, 479, Centro – Campinas

Telefone

(19) 3231-2644

Horário de funcionamento

Segunda a sexta das 7h às 18h

Educação Infantil

Idade: 3 a 5 anos e 11 meses

Número de atendidos: 99 Educandos

Unidades

Núcleo Nossa Senhora Auxiliadora

Devido à demanda da Região do Parque Oziel, a pedido da Associação dos Moradores do bairro e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), iniciou-se o trabalho educativo com os jovens expostos a e situações de risco.
No primeiro semestre de 1999, uma educadora social realizava trabalhos através de visitas domiciliares com o objetivo de formar grupos de adolescentes e de pais. O trabalho não tinha uma sede e ocupava os espaços que a comunidade disponibilizava. A Obra Social São João Bosco instalou-se no Parque Oziel no mesmo ano, em espaço cedido pela Associação de moradores do bairro, iniciando os serviços com atividades socioeducativas. Em 2008, houve uma mudança de localização da unidade de atendimento, permanecendo a Obra na mesma região, porém em bairro diferente: Vila Taubaté.

Localização

Rua João Canaes, 75, Vila Taubaté – Campinas

Telefone

(19) 3229-6574

Horário de funcionamento

Segunda a sexta das 7h45 às 17h

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Idade: 6 a 14 anos

Número de atendidos: 180 Educandos

Unidades

CEI Pref. Francisco Amaral

No ano de 2014 a OSSJB venceu o processo de chamamento público promovido pela Prefeitura Municipal de Campinas, para cogestão do Centro de Educação Infantil do bairro. Entretanto, em 2015 esse processo foi cancelado devido a uma nova legislação que altera de Termo de convênio para Contrato de gestão. No mesmo ano a OSSJB precisou se qualificar como Organização Social para concorrer novamente e assim venceu o contrato para gerenciamento.
O “CEI Bem Querer Prefeito Francisco Amaral” localizado na Vila Taubaté, foi oficialmente inaugurado no dia 28 de abril de 2016.

Localização

Rua João Canaes, s/n, Vila Taubaté – Campinas

Telefone

(19) 4141-1066

Horário de funcionamento

Segunda a sexta das 7h às 18h

Educação Infantil

Idade: 0 a 5 anos e 11 meses

Número de atendidos: 370 Educandos

Unidades

Núcleo Dom Bosco

O bairro Vida Nova nasceu na década de 1.990, como todo início, tinha suas dificuldades, sem asfalto, serviços públicos e devidas estruturas. O local era marcado por desemprego o que consequentemente trouxe à região violência e criminalidade.
Vendo esta demanda na cidade, os Salesianos iniciaram seus trabalhos no bairro em 1.996, no princípio realizavam as atividades com o Oratório em um terreno baldio. Em 1.998 foi adquirido o terreno onde hoje é a Unidade Dom Bosco. A primeira parte do terreno foi construída no final do mesmo ano, a partir daí as crianças e adolescentes puderam ter melhores condições no atendimento. A partir de então, muitas conquistas foram alcançadas, assim como o Parque Dom Bosco e os serviços de convivências.

Localização

Rua Daniel de Godói Pereira, 42, Vida Nova – Campinas

Telefone

(19) 3226-0620 | (19) 3266-5025

Horário de funcionamento

Segunda a sexta das 7h45 às 17h

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Idade: 6 a 14 anos

Número de atendidos: 360 Educandos

Serviço de Convivência Inclusivo e Intergeracional

Idade: A partir dos 15 anos

Número de atendidos: 210 Educandos

Unidades

CEI Prof. Darcy Ribeiro

O Centro de Educação Infantil Nave Mãe Professor Darcy Ribeiro foi inaugurado no dia 15 de março 2008, sendo que suas atividades foram iniciadas aos 28 dias do mês de março, do mesmo ano de inauguração. É um modelo de gestão com base na parceria entre poder público municipal e organizações da sociedade civil com notória experiência educacional.
O projeto municipal do Centro de Educação Infantil tem como principal objetivo de ampliar as vagas para a educação infantil, por meio de parcerias público-privadas. O bairro Vida Nova foi escolhido para a construção do Centro de Educação Infantil devido ao alto índice de vulnerabilidade e por apresentar maior demanda da educação infantil.

Localização

Rua Cezário José Gerbara, s/n, Vida Nova – Campinas

Telefone

(19) 3733-7544

Horário de funcionamento

Segunda a sexta das 7h às 18h

Educação Infantil

Idade: 0 a 5 anos e 11 meses

Número de atendidos: 510 Educandos