O papel do educador salesiano: lugar de educador é no pátio!
28/07/2023Colaboradores participam de formação voltada à prevenção ao suicídio
25/08/2023Neiva Borges, fisioterapeuta osteopata, conduz momento com colaboradores da Obra Social sobre a saúde física no ambiente de trabalho
As queixas com a saúde física de profissionais da educação são muitas, começando pelos distúrbios vocais, passando pelo esgotamento físico e mental – chamada de Síndrome de Burnout -, e terminando com dores físicas, como a dor nas costas, problema mais comum em unidades de educação infantil.
A fisioterapeuta osteopata Neiva Borges esteve na formação de colaboradores da Obra Social São João Bosco e abordou a questão da saúde física e o bem-estar no ambiente de trabalho. Os colaboradores presentes puderam refletir a respeito do tema e da importância que devemos dar ao corpo e aos sinais que este nos dá.
Para o início do momento, a fisioterapeuta propôs que todos fizessem alguns exercícios de alongamento. A chamada ginástica laboral é importante para todos os colaboradores, sejam estes de sala de aula, escritório ou trabalhos mais relacionados a operação e manutenção dos espaços.
Neiva Borges, fisioterapeuta osteopata, dá dicas aos colaboradores sobre saúde e bem-estar no trabalho
Neiva Borges pontuou os riscos que o ambiente escolar pode trazer à saúde do profissional da educação e como podemos alterar a estrutura de maneira simples para que o bem-estar dos colaboradores possa ser levada em conta.
Ao final da fala, a fisioterapeuta deu dicas de como melhorar o envolvimento com o ambiente de trabalho para proteger a saúde do profissional, como a inclusão da ginástica laboral no dia a dia, mudar alguns objetos de lugar a fim de evitar muito deslocamento ou peso diariamente, adicionar atividades físicas à rotina diária e fazer atividades de lazer durante a semana e aos finais de semana também. Isso melhora o bem-estar da pessoa e sua relação com o ambiente de trabalho.