A importância da saúde e do bem-estar no ambiente de trabalho
31/07/2023Parcerias que transformam! Obra recebe o Mesa Brasil em formação sobre alimentação saudável
28/08/2023Juliana Queiroz, psicóloga, orienta os educadores sobre como tratar o tema em atividades
Os colaboradores da Obra Social São João Bosco participaram de um importante momento para a organização de projetos e atividades da entidade: a formação mensal promovida pela instituição. Neste mês, um tema significativo e que será pauta do mês de setembro que é a prevenção ao suicídio.
Pensando no Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio, Juliana Queiroz, psicóloga, trouxe à formação de colaboradores informações e dados sobre o suicídio no Brasil e no mundo, antes e depois da pandemia.
A profissional também exemplificou mitos e verdades sobre o tema, além de ajudar os educadores a pensarem em como agir e preparar atividades sobre o Setembro Amarelo com os atendidos, ensinando a tratar a questão de maneira a acolher dúvidas e observar comportamentos.
Juliana buscou abordar o tema de modo a mostrar que quanto mais conhecemos sobre o assunto, melhor conseguimos fazer a prevenção ao suicídio. A psicóloga mostrou aos presentes que a ideação suicida é multifatorial, e que os transtornos mentais que levam alguém ao comportamento suicida não é uma relação de causa e efeito. Não é porque algo acontece que a pessoa pensa em tirar a própria vida, já que são muitos os fatores que levam a este pensamento.
Os educadores foram orientados também sobre os fatores protetivos que podem ajudar a abordar o tema com os atendidos e também agir para a prevenção ao suicídio, como trabalhar a autoestima dos educandos, desenvolver a capacidade de resolver problemas e incentivar a esperança.
Ao final do momento, a psicóloga abriu a palavra para que os educadores pudessem compartilhar situações e fazer perguntas para que todos pudessem refletir juntos e aprender mais com coisas que acontecem no dia a dia da Obra.