Conheça o Acervo-Escola, uma parceria pela arte e cultura
26/03/2021Veja como celebrar a Quinta-feira Santa
01/04/2021Por Pastoral Juvenil Salesiana
A celebração de hoje dá inicio a Semana Santa. Ela é dividida em duas partes:
1) Comemoração da entrada de Jesus em Jerusalém, com benção dos ramos em procissão;
2) Celebração da Eucaristia, com a narração da Paixão. Estes dois aspectos da celebração de hoje dão um caráter de antecipação figurada da Pascoa: as multidões aclamam o Cristo vencedor em sua Paixão.
Neste dia celebramos as duas tradições litúrgicas que deram origem a esta celebração: A alegre, grandiosa e festiva liturgia da entrada de Jesus em Jerusalém, e a austera memória da Paixão de Jesus. São duas tradições (de Jerusalém e de Roma) que atualmente são celebradas juntas. São dois os Evangelhos desta celebração.
A primeira tradição, de Jerusalém, (que celebramos com o primeiro evangelho) relembra o gesto profético de Jesus que entra como Rei pacífico, aclamado como Messias, aquele que vem em nome do Senhor para depois ser condenado e cumprir em tudo as profecias.
Na segunda tradição, de Roma, (que celebramos com o segundo Evangelho) encontramos a Paixão e antecipamos a proclamação do Mistério, com um grande contraste entre o caminho triunfante do Cristo do Domingo de Ramos e a “via crucis” dos dias santos.
Os ramos verdes utilizados são o sinal da alegria pela vitória de Cristo. Jesus entra na cidade e é aclamado como Rei. Ele salvará o povo não por meio da violência e do sacrifício, mas com a doação da própria vida. Por isso cantamos forte: Hosana ao Filho de Davi. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Jesus é nosso rei. Geralmente são utilizados galhos de palmeiras e oliveiras, mas nada impede que utilizemos ramos de outras plantas. A procissão simboliza o ato de avançar, ou seja, de caminhar rumo a Deus. A cor litúrgica do dia é vermelha, que indica a Paixão de Cristo
Neste contexto de pandemia também sugerimos um esquema de celebração que está anexo. Que você possa celebrar em família este dia tão importante para nós cristãos.