O que é o Ano de São José?
19/03/2021Como celebrar o Domingo de Ramos
28/03/2021Por Rodrigo Adamo – educador social no núcleo Dom Bosco/Vida Nova
O Núcleo Dom Bosco recebe no mês de março e abril de 2021 a contrapartida do projeto Acervo-Escola. A proposta, sob a coordenação de Julyana Troya e realizada pelo Espaço Marco do Valle, conta com recursos da Secretaria Municipal da Cultura e visa aproximar o conceito de arte e cultura aos jovens de Campinas.
Compõem o projeto jovens atendidos do Núcleo participantes do Grupo Juvenil Vida Nova. Ao todo, 10 jovens serão contemplados nesta ação, que conta com 3 intervenções virtuais nas quais serão abordados técnicas de fotografia, conceitos de Patrimônio e História da Arte e as relações com a cidade, criações artísticas a partir de processos criativos inacabados, dentre outros.
Giovana da Silva, 13 anos, atendida da Obra Social afirma: “O projeto Acervo Escola despertou meu interesse em conhecer mais a respeito da arte e audiovisual, já que esta é uma área que desperta minha curiosidade. Existem vários assuntos para serem estudados e compreendidos através da arte. Espero aprender mais e poder ensinar aos outros o que vou aprender no projeto.” Sua mãe, Silvana da Silva, comentou: “Acredito que o projeto Acervo Escola vai agregar experiências e muito conhecimento para minha filha. Ela gosta muito de artes e vejo que ficou bem empolgada com a proposta de conhecer mais a respeito.” Outra integrante do projeto, Hemilly Marques, 14 anos, também compartilhou sua expectativa: “Eu achei incrível conhecer quem vai me trazer conhecimento e minhas expectativas para o projeto é aprender e conhecer mais sobre a arte”.
Foi realizado na terça-feira (23/03) um encontro virtual de sensibilização para que as famílias conheçam mais o projeto e encorajem a participação de seus filhos e responsáveis. Ao final do encontro, todos estavam com grandes expectativas do que virá. Danielly Rodrigues, 13 anos, nos conta sobre essa primeira experiência: “O nosso encontro de ontem foi muito legal, participamos eu e meu pai, na dinâmica lembramos de momentos e pessoas que marcaram a nossa vida. Estou super animada, acho que esse projeto “Acervo Escola” vai ser uma experiência muito legal!”. Seu pai, José Dilson também se sentiu bastante motivado: “O encontro de ontem […] resgata nossas boas lembranças, e ao participar do encontro e ter que mostrar um pouco dos nossos museus que temos em nossas casas foi maravilhoso, parabéns à parceria e aos educadores da Obra.”.
O primeiro encontro acontecerá na segunda-feira (29/03) e ao final do projeto, cada participante receberá um certificado de participação.