Processo eleitoral para o Conselho Tutelar: participe, escolha, vote!!!
06/01/2023Obra Social São João Bosco celebra 114 anos com festa e formação aos colaboradores
26/06/2023Projeto desenvolvido com as crianças da Educação Infantil busca apresentar pontos da cidade e criar uma consciência sobre espaço e pertencimento
O projeto “Turistando pela nossa cidade” nasceu da criatividade de nossas educadoras infantis e do comprometimento com o projeto político-pedagógico, que leva em conta o Plano Nacional pela Primeira Infância e o Plano pela Primeira Infância Campineira.
Iniciamos essa ideia pelo Centro de Educação Infantil Professor Darcy Ribeiro, localizado no bairro Vida Nova. O projeto busca mostrar a importância do protagonismo infantil e da pedagogia da escuta. Nossos pequenos têm visitado locais importantes da cidade e conhecido a história, o ambiente, a natureza e os pontos turísticos de Campinas.
A ideia é trazer à tona as vozes das crianças, seus direitos, anseios, criações e ressignificações. As crianças exploram, ocupam, interferem e criam o tempo todo. Nada mais significativo do que trazer essas características intrínsecas ao ser infantil ao ambiente macro da cidade e permitir que elas conheçam mais do que o espaço da escola ou o espaço do bairro.
Para além dos pequenos, o projeto também envolve as famílias. O objetivo é estreitar, progressivamente, as relações entre as crianças e as famílias com a cidade onde moram, ampliando o conhecimento sobre Campinas, incentivando que essas pessoas tenham voz e ressignificando os espaços públicos. Assim, a Obra Social São João Bosco promove uma experiência diferenciada e divertida para as crianças em desenvolvimento na educação infantil.
Tem sido uma vivência importante para o conhecimento das crianças que participam das atividades. “O projeto tem oportunizado experiências significativas para nossas crianças, no qual apresentamos os espaços da cidade para aquelas crianças que ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-los, focando no conhecimento da cidade onde vivem para solidificar a própria identidade pessoal e cultural”, afirma Vanessa Inácio, diretora educacional da unidade.
Em 2022, as crianças já conheceram vários espaços públicos, históricos e de lazer em nossa cidade. Na lista, constam a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, o Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), a Mata Santa Genebra – que conta com um Borboletário -, o CEASA – mercado de frutas e flores), a Pedreira do Chapadão, o Estádio Brinco de Ouro – pertencente ao Guarani Futebol Clube –, o Parque do Mirim – na região de Campinas, localizado em Indaiatuba -, e o hangar da companhia aérea Azul.
Todos esses locais permitiram aos pequenos terem ideia da história campineira e do valor da cultura e da preservação, além de potencializar o olhar das crianças para a exploração e ocupação destes espaços.
O projeto segue para os próximos anos, apresentando aos pequenos as áreas da região que podem expandir seus horizontes!