O que Dom Bosco pensa sobre a Eucaristia?
03/06/2021“Aulão de Ritmos” e visita da Secretária de Assistência Social agiram semana da Obra Social São João Bosco
11/03/2022A Obra Social São João Bosco, em parceria com a Don Bosco Green Alliance, comemora este Dia do Meio Ambiente estimulando nossos atendidos, famílias, colaboradores e apoiadores a pensar em como sermos melhores para o planeta.
E você… quer fazer parte deste movimento em favor da vida? Como este dia é celebrado em 05/06, e 5+6 é igual a 11, preparamos 11 dicas sustentáveis que podemos aplicar em nosso dia a dia e que, além de ajudarmos o meio ambiente, também nos auxiliam na economia.
Trocar as lâmpadas da casa
Em casa podemos começar por essa atitude. Substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED ajudam o meio ambiente e ainda economizam energia, sobretudo se as lâmpadas de LED que além de serem econômicas, não têm metais pesados, consumindo aproximadamente 80% menos energia e durando até 40 vezes mais.
Embora sejam mais caras, a troca vale muito a pena. Então, quando sua próxima lâmpada queimar, lembre-se dessa dica 😉
Leve a reciclagem a sério
Você acredita que os 7 bilhões de habitantes no planeta conseguem gerar 1,4 bilhão de toneladas de lixo por ano?
Só aqui no Brasil são 76 milhões de toneladas de lixo anuais e apenas 3% de todo esse montante é reciclado. Isso sendo que pelo menos 30% de tudo o que vai parar nos aterros poderia se transformar em algum outro produto útil.
Em casa, procure reduzir a quantidade de lixo que joga fora e reutilize o que for possível. Se não for possível, procure separar o lixo que pode ser reciclado, como papéis, plásticos, vidros e metais, e leve para a coleta seletiva disponível em sua cidade.
Reduza o uso de embalagens
Você já reparou que nem sempre é preciso utilizar embalagens? É possível evitar as garrafinhas descartáveis de água preferindo um squeeze, assim como os copos descartáveis podem ser substituídos por uma caneca de cerâmica. As sacolinhas do mercado são facilmente dispensadas se levarmos as sacolas retornáveis, maiores e mais resistentes inclusive.
Pensar que o plástico demora até 400 anos para se decompor na natureza nos estimula a reduzir o uso dele em nosso dia a dia. Saber que o Brasil recicla apenas 17,5% do plástico rígido também é um auxílio ao nosso esforço coletivo.
Vamos reduzir ouso de plásticos descartáveis, que não é tão complicado, mas que ajuda muito o meio ambiente.
Decore com objetos usados e materiais naturais
Isso a gente já sabe que é bastante simples e muito legal de fazer. Em nossas oficinas no YouTube, podemos encontrar diversos tutoriais de decoração reutilizando materiais ou utilizando materiais naturais.
Aposte no consumo consciente. Aproveitar o que já temos e podemos produzir em casa é tendência de decoração. Faça você mesmo! Crie o seu ambiente personalizado gastando pouco.
Cápsulas de café, embalagens, tampinhas de garrafa PET, garrafas, e tantas outras coisas que seriam descartadas como lixo podem ser reutilizadas e transformadas em novos objetos. Extravase sua criatividade e faça um bem lindo para o planeta!
Tire os aparelhos da tomada
Você sabia que aparelhos ligados à tomada – e sem estarem em utilização –, representam até 12% do total da conta de energia elétrica da casa? Portanto, sempre que um aparelho não estiver sendo utilizado, sobretudo quando a família não está em casa, tirem-no da tomada. Aquela luzinha vermelha acesa representa um gasto silencioso que pode ser evitado.
Cuidado com a posição da geladeira e do freezer
Isso é algo que nem todos consideram, mas a geladeira e o freezer devem ficar em lugares estratégicos. Se estiverem próximos a fogões, fornos ou mesmo janelas (luz solar), acabam acolhendo esse calor, o que faz com que o termostato entenda que precisa de mais energia para manter a temperatura ideal.
Portanto, deixe os aparelhos de resfriamento longe dos aparelhos que aquecimento!
Reutilize a água da sua máquina de lavar
Essa dica parece boba, mas nem todo mundo está acostumado a aproveitar a água da máquina de lavar para outras funções de limpeza. Reutilizar esta água das roupas é muito proveitoso quando se vai lavar o carro, a varanda, o quintal ou até passar pano na casa.
Além disso, também pode-se lavar tapetes e panos de chão com essa água já utilizada, sem interferir na qualidade da sua limpeza. Assim economizamos e ainda ajudamos o meio ambiente.
Tenha plantas em casa
Sabia que plantas também ajudam a economizar? Essa é mais uma atitude sustentável que você pode fazer em casa. Repare que, no ambiente em que as plantas estão, a temperatura se torna mais agradável. Elas ajudam a estabelecer e controlar o chamado microclima local, reduzindo a necessidade de refrigeração do ambiente quando está calor, por exemplo.
Assim, gasta-se menos energia elétrica com aparelhos de resfriamento e ainda temos uma melhora na qualidade do ar.
Em nosso site, explicamos os benefícios de se ter uma horta caseira, melhorando a qualidade de vida em muitos aspectos. Acesse e confira:
Faça um aromatizador de ambiente caseiro
E que delícia é um sentir um cheirinho bom quando chegamos em casa, não é mesmo? Você pode fazer um aromatizador natural com a essência de sua preferência. Ou utilizar o os produtos que tem em casa para ter um aromatizador fácil de fazer e com o cheiro que você gosta e já utiliza. A educadora Giovana nos ensina a fazer um aromatizador de ambientes caseiro na oficina Mil e Uma Dicas.
Transforme o lixo orgânico em adubo
Esta é uma forma de reduzir a quantidade de lixo nos aterros, e ainda enriquecer o solo e tornar suas plantas mais bonitas. É simples, seu lixo orgânico pode se tornar adubo.
Transforme o óleo usado de cozinha em sabão
Uma dica que já é utilizada por muitos de nossos avós, então não é tão nova assim né?! Guardar o óleo de cozinha usado pode gerar benefícios para a sua cozinha!
Não podemos descartar óleo na pia, porque além da possibilidade de entupimento do cano, ainda gera a contaminação da água de mananciais. Portanto, reserve esse óleo já utilizado em um recipiente e leve-o a um local (ou alguém) que faça sabão caseiro.
Se preferir, também é possível fazer esse processo em casa. Alguns vídeos na internet ensinam a técnica para que você aprenda a fazer sabão com óleo usado, evitar o desperdício e beneficiar sua cozinha na hora de lavar a louça.