Padre Marco Biaggi fala da Estreia 2024 aos colaboradores
26/01/2024Obra Social São João Bosco celebra 115 anos com festa e alegria
24/06/2024Obra Social reúne cerca de 80 educadores e reflete sobre o amor entre as relações
A formação mensal de colaboradores da Obra Social São João Bosco, de Campinas (SP), reuniu educadores da casa salesiana no dia 23 de fevereiro para mais uma manhã de conhecimento. E o tema escolhido foi a Campanha da Fraternidade de 2024.
Reginaldo Leal, educador da Obra Social, foi quem explanou o tema aos presentes e pôde engrandecer o conhecimento dos colaboradores sobre temáticas importantes ao carisma salesiano e que estarão latentes neste ano.
A Quaresma é o tempo de conversão pessoal e social, de rever o caminho, de comprometer-se com as causas do evangelho e preparar-se para a ressurreição. Dentro desse tempo, a Campanha da Fraternidade propõe um olhar sobre a realidade com o tema: Fraternidade e Amizade Social. É um convite a toda comunidade católica para uma vivência mais aprofundada de fé nas dimensões pessoal, comunitária, eclesial e social.
O tema da campanha foi inspirado na Encíclica Fratelli Tutti, escrita por Papa Francisco. E o lema desta campanha está no evangelho de Mateus 23, 8, que diz “Vós sois todos irmãos e irmãs”. A campanha busca uma reflexão profunda sobre os valores da fraternidade, da solidariedade e o amor ao próximo, não apenas durante o período quaresmal, mas na intenção de que seja uma atitude a ser pensada durante todo o ano de 2024.
Como casa salesiana, a Obra Social São João Bosco quer que seus colaboradores entendam a importância da amizade social, pois estamos inseridos dentro dessa realidade e fazemos parte da transformação que é necessária para o desenvolvimento social.
Os pilares da pedagogia salesiana nos ajudam a entender o propósito da Campanha da Fraternidade. O amor educativo nos traz a necessidade de compreender a comunidade e como fazer para que ela se sinta amada. A razão mostra que apenas nosso pensamento crítico e esforço mútuo podem fazer a mudança na sociedade. E a espiritualidade nos traz os valores comunitários necessários para que a fraternidade e a amizade social estejam sempre presentes em nosso meio.
E o que é amizade social? O amor que permeia as relações sociais, a base essencial das interações entre indivíduos e comunidades.
Somos todos irmãos e irmãs. Há diversidade de pessoas, culturas, opiniões, visões… mas a todos nós precisa ser garantida a igualdade fundamental: que todos tenham a mesma dignidade em vários âmbitos da vida.
A amizade social é um amor que ultrapassa as barreiras geográficas e do espaço. É um convite para reconhecer e valorizar TODAS as pessoas, e amá-las independentemente de sua condição social, origem, cultura, pensamento. Este é um chamado para construir pontes, promover diálogos e trabalharmos juntos pela construção de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
Vamos juntos nessa missão?
Por Mariana Ignacio – Jornalista e Comunicadora
Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)