Pentecostes e os dons do Espírito
23/05/2021O que Dom Bosco pensa sobre a Eucaristia?
03/06/2021Por Pastoral Juvenil Salesiana
Para conhecermos a história por trás do título de Nossa Senhora Auxiliadora, nós precisamos retornar ao ano de 1476. Papa Sisto IV deu o nome de “Nossa Senhora do Bom Auxílio” a uma imagem do século XIV-XV, que havia sido colocada em uma Capelinha, onde ele se refugiou, surpreendido durante o caminho, com um perigoso temporal. A imagem tem um aspecto muito sereno, e o símbolo do ‘auxílio’ é representado pela meiguice do Menino segurando o manto da Mãe.
Devoção e festa
Em seguida, o título Auxiliadora dos Cristãos foi introduzido na Ladainha de Nossa Senhora pelo Papa São Pio V, após a vitória dos cristãos obtida na guerra em Lepanto. Em 1571, Dom João, príncipe austríaco, comandou os cristãos nessa batalha. São Pio V enviou para o Imperador uma bandeira, na qual estava bordada a imagem de Jesus crucificado. A preparação dos soldados consistiu em um tríduo de jejuns, orações e procissões, suplicando a Deus a graça da vitória, pois o inimigo não era apenas uma ameaça para a Igreja mas também para a civilização. No dia 7 de outubro de 1571, invocando o nome de Maria, Auxílio dos Cristãos, travaram dura batalha nas águas de Lepanto. Os cristãos venceram esta batalha e acredita-se que foi por meio da intercessão de Nossa Senhora.
Já no início do século XIX, o Papa Pio VII, estabeleceu a Festa de Maria Auxiliadora no dia 24 de maio, como gratidão por ter sido libertado da injusta opressão em que se achava, ou seja, prisioneiro de Napoleão na França.
Aparições de Nossa Senhora Auxiliadora
Outro fato interessante foi que no ano de 1862, houve algumas aparições de Maria Auxiliadora na cidade de Spoleto. Essas aparições marcam um despertar mariano na piedade popular italiana. Nesse mesmo ano, Dom Bosco iniciou a construção, em Turim, de uma grande Basílica, que foi dedicada a Nossa Senhora, Auxilio dos Cristãos. A partir dessa data, Dom Bosco unirá sempre o título Auxiliadora como inspiração por toda a missão que ele realizou em sua vida. Ele não se cansava de ensinar aos membros da família Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de Auxiliadora. Para perpetuar o seu amor e a sua gratidão para com Nossa Senhora fundou juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello as Filhas de Maria Auxiliadora, congregação religiosa que tinha o principal objetivo de se tornarem um monumento vivo dessa sua gratidão.
Sejamos como Dom Bosco a peçamos que Nossa Senhora Auxiliadora interceda por cada um de nós.
FONTES:
http://arquisp.org.br/liturgia/santo-do-dia/nossa-senhora-auxiliadora
LIVRO: A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora – Pe. Antonio Carlos Galhardo.