Organização social de Campinas oferece treinamento sobre riscos ocupacionais a todas as áreas
Na quarta-feira, 21 de janeiro, a Obra Social São João Bosco realizou sua formação mensal de colaboradores.
Desta vez, o tema desenvolvido foi o Programa de Gerenciamento de Riscos. Marcelo Serafim, especialista em Segurança do Trabalho, abordou a Norma Regulamentadora 1 (NR-1) com os colaboradores presentes.
A norma diz respeito a disposições gerais sobre riscos ocupacionais que ocorrem em diversos ambientes de trabalho. Marcelo abordou os riscos ocupacionais de cada área: químicos, físicos, ergonômicos, biológicos e psicossociais.
Além de apresentar os riscos e as ações que precisam ser feitas pela instituição e pelo colaborador para que estes sejam reduzidos e evitados, o profissional tirou dúvidas dos presentes sobre o assunto, abordando diferentes situações e casos para exemplificar e guiar o entendimento dos colaboradores da Obra Social.
Em um segundo momento, Marcelo apresentou os planos de ação da Obra Social São João Bosco em relação a segurança do trabalho. Também abordou mais profundamente os tipos e as definições de assédio, uma vez que a nova NR-1 coloca fatores psicossociais como um risco para o trabalhador. Assim, o profissional deixa claro a todos os colaboradores da Obra Social que estas questões são importantes e precisam ser levadas em consideração. E em sendo assim, a organização está ciente e preparada para lidar com esses riscos.
Para finalizar o momento formativo, Marcelo apresentou as questões de uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e também de proteção coletiva, obrigações e proibições das áreas de atuação, informações sobre como a organização deve agir em diferentes situações e importância dos exames médicos periódicos.
Durante a formação, a equipe do Departamento Pessoal também utilizou o espaço para dar algumas orientações sobre como o colaborador deve agir em determinadas situações.
Essa formação foi realizada para cerca de 70 colaboradores da Obra Social, que trabalham nas unidades Dom Bosco, São João Batista, Nossa Senhora Auxiliadora e Dom Bosquinho. As unidades CEI Prof. Darcy Ribeiro e CEI Pref. Francisco Amaral receberão a formação em outro momento, considerando que a maioria dos profissionais só retorna ao trabalho em fevereiro.
Texto e Fotos: Mariana Ignacio