
A importância dos jogos na pedagogia salesiana
10/06/2025Convidados especiais contaram a história dessa instituição aos colaboradores da Obra
Nesta sexta-feira, 27 de junho, a Obra Social São João Bosco celebrou seus 116 anos de história com a formação mensal de colaboradores.
Reunidos para este momento festivo, os presentes puderam ouvir mais sobre a história da organização com os convidados especiais que vieram para abrilhantar o dia.
A formação contou com a presença de pessoas que fazem parte da história da instituição. Irmão Hamilton, ex-diretor do Externato São João – antigo colégio salesiano que deu origem à Obra Social -, Roberto, ex-aluno do Externato, e Padre Sabino, atual diretor da Obra Social, contaram um pouco de como se formou essa organização através de memórias.
Os convidados falaram de suas vivências com a instituição desde os tempos de Externato São João, fundado em 1909 e que se tornou uma Obra Social em 1994.

Também estiveram presentes a ex-coordenadora da Obra, Benê, que contou como foi o início dos serviços sociais e como eram antes de chegar onde estamos. E também Laís Pereira, coordenadora da unidade Nossa Senhora Auxiliadora, que explicou os serviços oferecidos hoje. Assim, os presentes puderam entender as transformações vividas pela instituição desde que iniciou seu trabalho social.
E para finalizar o momento de memórias e vivências, a celebração contou com a presença de Edgrei Pina Brito, ex-educando da Obra Social e atual colaborador, e de Sônia Robaldo, educanda do Intergeracional da unidade São João Batista. Como educandos, lembraram experiências e momentos que marcaram suas vidas e contaram aos presentes como a Obra Social impactou a vida deles positivamente.

A festividade seguiu com a exposição dos 116 anos. Todas as unidades educacionais e sociais da Obra Social apresentaram a historia da organização através de seus territórios, das transformações realizadas pela presença salesiana e das vivências de todos estes 116 anos de dedicação à educação em Campinas.























Texto e fotos: Mariana Ignacio