Oficinas de Boas Práticas: colaboradores da Obra participam de momento de partilha e aprendizados

06/11/2025
Autor desconhecido
Educadores apresentam ações educativas que transformam as atividades diárias a outros colaboradores

Na sexta-feira, 31 de outubro, os colaboradores da Obra Social São João Bosco se reuniram para sua formação mensal e puderam compreender algumas das boas práticas executadas em nossas unidades de atendimento.

Seis educadores, um de cada unidade da Obra, apresentaram aos outros colaboradores algumas de suas práticas educativas. Os presentes puderam escolher as oficinas que iriam participar e aprenderam mais sobre como agir no dia a dia da organização, além de serem inspirados por ideias vindas de seus colegas de outras localidades.

Veja abaixo as boas práticas que foram apresentadas nesta formação.

Pilates – Ivan (educador na unidade Dom Bosco)

Ivan teve a missão de apresentar uma das atividades que desenvolve enquanto educador.

O Pilates é a prática do exercício físico para condicionamento, com movimentos controlados de baixo impacto e utilizando o solo e alguns equipamentos. A prática do Pilates melhora a força, a resistência, a flexibilidade e a consciência corporal.

Psicomotricidade – Débora (educadora no CEI Darcy Ribeiro)

Débora mostrou, na prática, alguns exercícios físicos, brincadeiras, atividades e circuitos que estimulam a coordenação motora, a memória, a atenção e o agir de nossos atendidos, habilidades que devem ser treinadas em todas as idades.

Emocionário – Beatriz (educadora na unidade São João Batista)

Beatriz desenvolveu duas atividades em sua oficina.

A primeira foi o Emocionômetro, um quadro com algumas emoções que os presentes preencheram. Essa atividade estimula o educando a pensar sobre o que está sentindo naquele momento e entender como vai agir em relação a este sentimento.

A atividade seguinte foi a produção da “Garrafinha da Calma”, uma forma artesanal de fabricar um elemento com cores, texturas e materiais que ajudam na autorregulação do educando.

Jogos teatrais – Luis (educador na unidade Nossa Senhora Auxiliadora)

Luis acolheu os presentes e propôs a execução de algumas brincadeiras e jogos de expressão e atuação para fazer com os educandos em diferentes momentos. A ideia é desenvolver habilidades como criatividade, imaginação, expressão corporal, resposta rápida, improvisação e questionamentos, a fim de que eles possam se comunicar melhor.

O brincar/ fantoches – Fernanda e Camila (educadores no CEI Francisco Amaral)

As educadoras trouxeram ideias e exemplos que trabalham a coordenação motora com brincadeiras, jogos e objetos feitos com materiais recicláveis. Além da produção desses materiais junto com os presentes, Camila e Fernanda trouxeram exemplos para serem aplicados a diferentes idades.

Os fantoches, também produzidos com materiais recicláveis, foram feitos em diferentes tamanhos para que os pequenos possam explorar e aprender a manusear.

Vivenciando a inclusão na prática diária – Samara (educadora no CEI Dom Bosquinho)

Samara é professora da Educação Especial e promove atividades diferenciadas a seus educandos com algum tipo de deficiência. Assim, ela trouxe a prática diária para esta oficina, com ideias e exemplos do que é executado e o porquê dessa ação a depender do educando. Além disso, a educadora sugeriu o uso de alguns livros e de diversas atividades que podem ser desenvolvidas com os atendidos.

Que alegria podermos compartilhar nossas boas práticas e auxiliar a equipe na promoção de uma educação que acolhe. Aos educadores responsáveis pelas oficinas, nossa gratidão por este momento de partilha e por tudo o que fazem acontecer dentro de nossas unidades e diretamente com nossos atendidos.

Que possamos ter mais momentos para expressar o bem que fazemos!


Texto e fotos: Mariana Ignácio

WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
25/04/2025
Obra Social aborda o combate ao abuso e exploração sexual com educadores
31/08/2024
Experiência com Dom Bosco: uma vida dedicada à ação Salesiana
29/06/2022
Obra Social São João Bosco completa 113 anos em festa e aprendizado