Veja como celebrar a Quinta-feira Santa
01/04/2021Quem que traz luz às trevas?
03/04/2021Por Pastoral Juvenil Salesiana
Na sexta-feira santa a Igreja celebra o mistério da morte de Jesus na cruz. Na cruz, jesus faz o despojamento total de si mesmo e tudo foi cumprido em fiel obediência aos planos de Deus Pai. O dom maior, que é a vida de Jesus, acaba de ser ofertado em favor da humanidade. Neste dia não se celebra a Missa em todo o mundo. O altar deve ficar desnudo, sem cruz, sem velas nem adornos.
A celebração
Recordamos nesta celebração a morte vitoriosa de Jesus. É um dia de silêncio, mas não de tristeza. Esta celebração é composta de três momentos: Liturgia da Palavra; Adoração da Cruz e Comunhão.
A liturgia da Palavra nos mostra um Cristo sofredor sendo conduzido ao matadouro como ovelha (Isaías), mas um Cristo obediente até a morte de Cruz (Hebreus). Consta na liturgia a Oração Universal, quando a Igreja reza por todos os homens, porque crê que a salvação é oferecida para todos.
A adoração da Cruz é sinal do triunfo do Senhor Jesus e da salvação que vem por meio da vitória sobre a Cruz. O Sacerdote canta: “Eis o lenho da cruz da qual pendeu a salvação do mundo.” E embora não tendo Eucaristia neste dia, os fiéis podem comungar do Santíssimo, consagrado na quinta-feira.
Amor até o fim
É bom recordar que a morte de Jesus é expressão de seu extremo amor pela humanidade: “Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”.
A cor é vermelha. A entrada da celebração é realizada em silêncio e se faz a prostração. É dia de Jejum. O Jejum trata-se de um sinal externo da participação interior ao sacrifício de Cristo. Neste dia também é tradicional que os cristãos rezem a via-sacra para mergulhar no sentido profundo do mistério da morte de Jesus.
Neste contexto de pandemia também sugerimos um esquema de celebração que está anexo. Que você possa celebrar em família este dia tão importante para nós cristãos.