Madre Mazzarello: “É preciso amar a todos com verdadeira caridade”
13/05/2021Maria Auxiliadora: mãe e padroeira dos salesianos
24/05/2021Por Pastoral Juvenil Salesiana
Ao falar sobre o Espírito Santo, podemos utilizar uma expressão do Metropolita Inácio Hazim, antigo Patriarca Ortodoxo Grego de Antioquia (1920-2012): “Sem o Espírito Santo, Deus está longe, Cristo permanece no passado, o Evangelho é um livro morto, a Igreja é uma organização, a autoridade é apenas dominação, a missão é uma propaganda, o culto é um encantamento, e a ação cristã uma moralidade escrava. Mas com o Espírito Santo o cosmos se eleva e geme nas dores do Reino, Cristo Ressuscitado está lá, o Evangelho é o poder da vida, a Igreja é a comunidade trinitária, a autoridade é um ministério libertador, a missão é um novo Pentecostes, a liturgia é lembrança e antecipação, a ação humana é glorificada.”
Quando o Espírito Santo vem até nós, Ele nos envia seus 7 dons, que animam e capacitam os cristãos para continuarem a missão da Igreja. São eles:
Fortaleza
Com o dom da fortaleza, Deus nos dá a coragem necessária para enfrentarmos os desafios da vida e a firmeza de caráter para suportarmos as perseguições decorrentes do nosso testemunho cristão, rejeitado pelo mundo.
Sabedoria
O dom da sabedoria nos leva a distinguir entre o que é essencial e o que não é; entre o que realmente importa e o que é secundário. A sabedoria não envolve necessariamente a inteligência, cultura e entendimento. É outro tipo de conhecimento, ou seja, é a capacidade singela de enxergar e intuir o bom, o belo e o verdadeiro das coisas.
Entendimento
Com o dom do entendimento, o cristão contempla com mais lucidez e consciência o mistério da Santíssima Trindade, o amor de Cristo pela humanidade, o significado da Sagrada Eucaristia, dos sacramentos, dos ritos litúrgicos, da moral católica etc.
Ciência
É o dom divino que aperfeiçoa o nosso intelecto e nos ajuda a compreender a realidade como obra do Criador. Ele envolve o reconhecimento da criação como meio para se alcançar a contemplação de Deus.
Conselho
É o dom que permite o reto discernimento sobre como responder às circunstâncias da existência, seja em relação às próprias decisões ou até mesmo na hora de orientar os outros a trilharem o caminho do bem.
Piedade
É a graça de Deus na alma que proporciona o relacionamento filial e profundo com Deus, mediante a oração e as práticas piedosas ensinadas pela Igreja. É o dom da devoção, do fervor, da experiência de viver em comunhão permanente com Deus.
Temor de Deus
O nome deste dom pode causar estranheza e confusão, pois muitos o entendem em sentido negativo, como se devêssemos ter medo de Deus. Na verdade, trata-se do dom divino que nos leva a “temer” por Deus no sentido de não querer que Ele seja desprezado e deixado de lado, nem pelos outros, nem por nós mesmos.
FONTES:
https://pt.aleteia.org/2017/01/27/os-7-dons-do-espirito-santo-numa-explicacao-facil-de-entender/