Quem que traz luz às trevas?

03/04/2021
Autor desconhecido
Por Pastoral Juvenil Salesiana

O sábado santo é considerado um dia de contemplação e respeito em face do mistério que a Igreja já acabou de celebrar na sexta-feira santa. Os fiéis já começam a preparar-se para o que virá com a grande solenidade na noite da vigília pascal: a Ressurreição de jesus.

Noite de alegria verdadeira

A celebração da Vigília Pascal é constitu­ída de quatro partes:

– Liturgia da Luz: Nesta liturgia acontece a benção do fogo, que é considerado o fogo novo que simboli­za o Cristo Ressuscitado, a pedra angular que vence as trevas do mal. Há também o Círio que é aceso com o fogo novo. O Círio simboliza Jesus com suas chagas e sua cruz gloriosa no esplendor da Ressurreição. E termina está Liturgia com o canto do Exulte.

– Liturgia da Palavra: É uma liturgia diferenciada de todas as outras. São nove leituras: Sete do Antigo testa­mento que recordam os fatos principais da ação de Deus na humanidade, começando com a Criação, passando por Abraão e Moisés até chegar ao Cristo ressuscitado, que é a realização das promessas de Deus ao seu povo. Uma do Novo Testamento e o Evangelho.

– Liturgia Batismal: No início do cristianismo os ba­tizados eram realizados nesta celebração, porque o Batismo é justamente uma força de ressurreição. Fazemos, nesta parte, a benção da fonte ba­tismal, indicando que a graça do Batismo não vem da água, mas do Espírito Santo. Nesta noite toda a assembleia reno­va as promessas batismais.

– Liturgia Eucarística: Ponto culminante de toda a Vigília Pascal. Toda a assembleia é convidada a par­ticipar da vida do Ressusci­tado, unindo-se a Ele pela comunhão do seu Corpo e Sangue.

Círio Pascal

Os pontos fortes desta cele­bração são: A fogueira, o Círio Pascal, a Proclamação da Páscoa, o Glória (que deve ser o canto mais animado da liturgia), e a renovação das promessas do Batismo. O círio aceso simboliza Jesus com suas chagas e sua cruz gloriosa no esplendor da Ressurreição. Relembra a presença de Deus, que na coluna de fogo, vai adiante do povo de Israel, iluminando-o na escuridão da noite. A cor desta celebração é o branco que é a cor da festa.

Neste contexto de pandemia também sugerimos um esquema de celebração que está anexo. Que você possa celebrar em família este dia tão importante para nós cristãos.

WhatsApp
Threads
Facebook
Notícias
Notícias relacionadas
18/03/2022
Atendidos participam de almoço de inauguração do restaurante Madero em Campinas
01/07/2019
Obra Social celebra 110 anos de história com jantar
01/09/2018
Violência Doméstica contra a criança e o adolescente: desafios e possibilidades de intervenção