Paixão de Cristo: o ápice do amor divino
02/04/2021Cristo está vivo! Celebre a vida!!!
04/04/2021Por Pastoral Juvenil Salesiana
O sábado santo é considerado um dia de contemplação e respeito em face do mistério que a Igreja já acabou de celebrar na sexta-feira santa. Os fiéis já começam a preparar-se para o que virá com a grande solenidade na noite da vigília pascal: a Ressurreição de jesus.
Noite de alegria verdadeira
A celebração da Vigília Pascal é constituída de quatro partes:
– Liturgia da Luz: Nesta liturgia acontece a benção do fogo, que é considerado o fogo novo que simboliza o Cristo Ressuscitado, a pedra angular que vence as trevas do mal. Há também o Círio que é aceso com o fogo novo. O Círio simboliza Jesus com suas chagas e sua cruz gloriosa no esplendor da Ressurreição. E termina está Liturgia com o canto do Exulte.
– Liturgia da Palavra: É uma liturgia diferenciada de todas as outras. São nove leituras: Sete do Antigo testamento que recordam os fatos principais da ação de Deus na humanidade, começando com a Criação, passando por Abraão e Moisés até chegar ao Cristo ressuscitado, que é a realização das promessas de Deus ao seu povo. Uma do Novo Testamento e o Evangelho.
– Liturgia Batismal: No início do cristianismo os batizados eram realizados nesta celebração, porque o Batismo é justamente uma força de ressurreição. Fazemos, nesta parte, a benção da fonte batismal, indicando que a graça do Batismo não vem da água, mas do Espírito Santo. Nesta noite toda a assembleia renova as promessas batismais.
– Liturgia Eucarística: Ponto culminante de toda a Vigília Pascal. Toda a assembleia é convidada a participar da vida do Ressuscitado, unindo-se a Ele pela comunhão do seu Corpo e Sangue.
Círio Pascal
Os pontos fortes desta celebração são: A fogueira, o Círio Pascal, a Proclamação da Páscoa, o Glória (que deve ser o canto mais animado da liturgia), e a renovação das promessas do Batismo. O círio aceso simboliza Jesus com suas chagas e sua cruz gloriosa no esplendor da Ressurreição. Relembra a presença de Deus, que na coluna de fogo, vai adiante do povo de Israel, iluminando-o na escuridão da noite. A cor desta celebração é o branco que é a cor da festa.
Neste contexto de pandemia também sugerimos um esquema de celebração que está anexo. Que você possa celebrar em família este dia tão importante para nós cristãos.